Morto durante o exercício da profissão, na tarde de terça-feira em Palhoça, Roberto Caldart, 42 anos, era um forte defensor das prerrogativas dos advogados. Natural de Concórdia, no Meio-Oeste de Santa Catarina, ele mantinha um escritório de advocacia na Avenida Barão do Rio Branco, no Centro de Palhoça.
Continua depois da publicidade
Atuava em causas de direito Civil, Família e Criminal na região da Grande Florianópolis e em Canelinha, no Vale do Rio Tijucas. Tinha formação na Universidade do Vale do Itajaí (Univali). Dentro da Ordem dos Advogados do Brasil, subseção de Palhoça, era secretário-geral. Foi eleito para a função no ano passado, junto com a chapa do presidente Leandro Rachadel. A posso ocorreu em fevereiro deste ano.
OAB-SC cobra ação contra policiais que fazem serviços fora do expediente
Caldart era casado com Carolina Caldart. Na rede social dela, amigos e familiares deixaram mensagens de pêsames depois que a irmão de Carolina comunicou em seu nome a morte do advogado. Em seu perfil no Facebook, Caldart postou recentemente sobre a importância do respeito às prerrogativas dos advogados.
Continua depois da publicidade
Advogado é agredido e morto em Palhoça
O debate sobre o ataque às funções da profissão foi reaberto depois do crime pelo presidente da OAB-SC, Paulo Marcondes Brincas. Em coletiva, nesta quarta-feira, ele defendeu que o Estado crie uma lei que tem a previsão de punição para os servidores que atentarem contra as prerrogativas dos advogados. A proposta será enviada a Raimundo Colombo.
Justiça decreta a prisão dos cinco PMs suspeitos de participação na morte
Segundo apurado pela OAB, Caldart era o defensor do proprietário original do terreno onde ocorreu a confusão na terça-feira. A discussão iniciou depois que esse dono da área vendeu o espaço para uma pessoa.
Vídeo: morador gravou confusão que resultou na morte
Mesmo sem pagar pela área, o segundo comprador vendeu para Rubi de Freitas, que foi até o local na terça-feira com um mandado judicial supostamente falso para despejar os moradores. Caldart então foi chamado pelos filhos do dono original do terreno.
Continua depois da publicidade
PM afasta cinco policiais por envolvimento em morte de advogado em Palhoça