A morte do advogado Roberto Caldart, 42 anos, provocou uma forte reação da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) entre a tarde de terça-feira e a manhã desta quarta. Durante coletiva de imprensa, o presidente da OAB-SC, Paulo Marcondes Brincas, afirmou que a Ordem irá cobrar da Polícia Militar (PM) uma rigorosa fiscalização dos policiais que prestam serviços fora do expediente, os chamados “bicos”.

Continua depois da publicidade

A entidade ainda disse que entregará nesta quarta-feira uma proposta de alteração no estatuto dos servidores do Estado que prevê punição a quem atingir as prerrogativas dos advogados.

Advogado é agredido e morto em Palhoça

Segundo Brincas, os militares envolvidos no crime estariam prestando serviço fora de expediente quando foram até o terreno em Palhoça para exigir a reintegração de posse de um terreno.

Continua depois da publicidade

Justiça decreta a prisão dos cinco PMs suspeitos de participação na morte

— A OAB espera uma apuração rigorosa e a responsabilidade de quem é de direito. Os PMs muito frequentemente prestam serviços como seguranças particulares. Eles estavam trabalhando como capangas. Acreditamos que a PM deva observar esse tipo de serviço. Era uma milícia — classificou o presidente.

Vídeo: morador gravou confusão que resultou na morte

Brincas enfatizou que a fiscalização dos serviços fora do expediente se torna mais importante diante do baixo efetivo da corporação no Estado. Além disso, a OAB-SC apresentou uma proposta que será enviada ao governador Raimundo Colombo para a penalização dos servidores públicos que atentarem contra as prerrogativas dos advogados.

PM afasta cinco policiais por envolvimento em morte de advogado em Palhoça

“A PM me garantiu que não haveria corporativismo neste caso”, diz presidente da OAB-SC

— Vamos propor a alteração do estatuto dos servidores diante da não observância das prorrogativas dos advogados.

Continua depois da publicidade

Brinca ainda ressaltou que Caldart agiu corretamente durante a situação. O advogado se identificou no local e mostrou a credencial da entidade, de acordo com o presidente.

Manifestações de várias partes do país chegaram a Santa Catarina, e o presidente nacional da entidade, Claudio Lamachia, estará no enterro do profissional, em Florianópolis.

Velório e enterro

O corpo de Caldart está sendo velado na sede da OAB em Palhoça. Sobre o caixão, foi estendida uma bandeira da entidade. O enterro está marcado para as 17h, no Cemitério Jardim da Paz, em Florianópolis.

Continua depois da publicidade