A garantia de que não haverá falta de água e de energia elétrica durante o Carnaval em Santa Catarina foi uma das promessas feitas pelos presidentes da Companhia de Água e Saneamento (Casan), Dalírio Beber, e da Centrais Elétricas de Santa Catarina (Celesc), Cleverson Siewert, durante entrevistas multimídia especial ao Grupo RBS.
Continua depois da publicidade
:: Explicações e promessas apresentadas durante a sabatina:
– Problemas concentrados de 28/12 a 03/01 foram combinação de aumento no consumo e calor excessivo, além de questões pontuais como problemas na rede.
– Casan informou que instalou 18 geradores no Norte da Ilha. “Estamos convencidos de que o abastecimento de água está garantido para o Carnaval”, disse o presidente da empresa, Dalírio Beber.
Continua depois da publicidade
– Casan está investindo na adução de água, o que deve melhorar o abastecimento no Norte da Ilha e no Itacorubi. A previsão é de que obras fiquem prontas em dois anos. Conforme Beber, a empresa depende muito da conscientização do uso racional da água.
– Presidente da Celesc disse que a empresa tem obras licitadas, mas que muitas não foram executadas por impedimentos ambientais e jurídicos.
– Casan e Celesc comentaram que uma das causas do excesso de consumo e consequente problemas no abastecimento de água e energia ocorreu porque algumas casas do litoral tinham até 20 pessoas e que é preciso uma ação do setor turístico para impedir esse tipo de ocupação.
Continua depois da publicidade
– Celesc é referência nacional pelo baixo desperdício da rede: cerca de 7%. Celesc faturou cerca de R$ 7 bilhões no ano passado, mas só tem R$ 1,1 bilhão para investir. Segundo o presidente da empresa, é o mesmo volume de recursos que a empresa tinha há dez anos para investimentos.
– As duas empresas afirmam ter call center direto para agilizar os atendimentos entre as companhias.
Celesc quer fazer raio X do consumo de baixa tensão para evitar desabastecimento
“Modelo de gestão da Casan é o ideal”, afirma presidente da empresa