No complexo de mais de 6 mil metros quadrados, idealizado pelo arquiteto que atuou no projeto da Google Brasil, o ambiente do novo centro tecnológico irá integrar empresas, incubadoras e o instituto de inovação I3. Centro de Inovação Acate – Primavera Garden (CIA) já tem 90% do seu espaço locado por empresas que desenvolverão soluções para diversos segmentos, entre eles educação, moda, indústria e sustentabilidade.
Continua depois da publicidade
Por já se consolidar como um referência no mercado nacional, Florianópolis foi escolhida para a implantação do novo Centro de Inovação Acate CIA – Primavera, que será inaugurado nesta segunda-feira, na SC-401, norte da Ilha de Santa Catarina. Totalmente voltado para integração, a ideia é agregar.
A proposta do novo centro tecnológico reúne diferentes ambientes de inovação, com vários elos, para que num mesmo local possam haver trocas de ideias, experiências e comercialização de projetos.
Continua depois da publicidade
– Acreditamos que as pessoas devem estar conectadas, isso já vinha acontecendo, só que agora estamos materializando isso aqui. Poucos lugares no mundo tem o que estamos criando aqui – ressalta o presidente da Acate, Guilherme Bernard.
Ainda na segunda-feira, junto à inauguração das novas instalações do Centro de Inovação Acate, palestrantes internacionais abrem o 2o Workshop de Gestão de Habitats de Inovação, promovido pela Secretaria do Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDS) do Estado. O secretário de Estado, Carlos Chiodini, lembra que além de trazer as palestras, 13 novos centros de inovação estão sendo construídos em cidades catarinenses.
Os Centros de Inovação serão instalados nas cidades de Joaçaba, Lages, Jaraguá do Sul, Chapecó, Itajaí, São Bento do Sul, Tubarão, Blumenau, Brusque, Rio do Sul, Criciúma, Florianópolis e Joinville. Cada unidade conta com um investimento de aproximadamente R$ 7 milhões e cerca de 1,3 milhão em capacitações. A expectativa é que os primeiros centros estejam funcionando no primeiro semestre de 2016.
Continua depois da publicidade
Foto: Marco Favero / Agência RBS