Mesmo com a notícia da prisão do filho Henrique Pizzolato, Pedro Pizzolato não deixou de frequentar o Clube de Veteranos de Concórdia, onde é secretário, como faz todas as quartas-feiras.
Continua depois da publicidade
Talvez porque em casa ele não teria sossego com o telefone tocando. Enquanto alguns casais dançavam, Pedro estava sentado ao lado de sua atual mulher, Iraci, com um resto de cerveja no copo. Ele parecia abatido.
Ao notar a reportagem, ele fez sinal que não queria falar, acenando com o dedo. Nas ocasiões em que foi procurado, logo depois da fuga do filho, ele até recebeu jornalistas para dizer que não iria falar. Desta vez, não quis nem que chegassem perto. Iraci também refutou qualquer aproximação. Ela teme pela saúde do marido, que está com 85 anos.
– Ele está desanimado, não quer falar sobre o assunto – disse o presidente do Clube dos Veteranos, Aurélio Ansolin, que chegou a intermediar a solicitação de uma entrevista.
Durante cerca de 20 minutos, Pedro ficou a maior parte do tempo com o cotovelo escorado na cadeira e a mão no queixo. Nem voltou a encher o copo de cerveja.
Continua depois da publicidade
Um dos melhores amigos de Pedro e que deu o primeiro emprego para Henrique, Nelson Parisenti disse que o pai do ex-diretor do BB estava muito chateado com a situação, mesmo antes da prisão.
Uma das tias do foragido do Mensalão, Mercedes Nespolo ficou com a televisão ligada para ver as notícias sobre a prisão.
– Achei bem bom, agora ele vai ter que falar a verdade, se tiver culpa, vai ter que pagar – disse Mercedes.
Ela não vê o sobrinho há seis anos, pouco antes da morte de Elide Pizzolatto, segunda esposa de Pedro, ocorrida em 2007. Henrique é filho do primeiro casamento do pai, com Odila Pizzolato, que faleceu em 1983.
Continua depois da publicidade
Os corpos de Elide, Odila e do irmãos Celso e Gilnei Pizzolato estão enterrados no Cemitério Municipal de Concórdia. Henrique utilizou o nome de Celso e a data de nascimento do irmão para fazer um passaporte falso. Mercedes lembra que Celso morreu em Itaipu (PR), num acidente de carro.