Os reparos na adutora que capta água do Rio Pilões, em Santo Amaro da Imperatriz, foram encerrados às 22h30min de terça-feira, e os testes para fazer o sistema voltar a operar normalmente seguiram durante toda a madrugada. Segundo a Casan, após 70 horas de conserto, a partir da manhã desta quarta-feira, cerca de 1,5 mil litros de água devem voltar a abastecer a região da Grande Florianópolis. Mesmo com o restauro finalizado, muitos moradores amanheceram o dia sem água nas torneiras.
Continua depois da publicidade
Leia mais:
Creches de Florianópolis têm aulas suspensas por falta de água
O problema afeta pontos em São José, Biguaçu, Santo Amaro da Imperatriz e Florianópolis. Na Capital, os bairros mais atingidos são Itacorubi, Santa Mônica, Trindade, Agronômica, Carvoeira, Pantanal, e parte do Centro. No Norte da Ilha, região que não teve o abastecimento prejudicado, as residencias são abastecidas pelo aquífero dos Ingleses. Já no Leste e Sul, a água é retirada da Lagoa do Peri.
Continua depois da publicidade
Na segunda-feira, os testes com a pressão da água mostraram que a estrutura precisava de reforços, o que atrasou o religamento. A Casan esclareceu que o atraso ocorreu porque foi preciso colocar mais uma barra longitudinal sobre as estruturas, além de fixar os cabos de ancoragem dos pilares.
Na terça, novos testes apontaram que a operação de reforço nos pilares de sustentação da estrutura foi bem sucedida. Segundo a Casan, o reforço permite que a tubulação suporte a pressão da água, mesmo que o solo esteja instável por conta da forte chuva do fim de semana. Uma equipe de 60 trabalhadores se revezou, com auxílio de geradores, três escavadeiras hidráulicas e dois caminhões, para finalizar os trabalhos. Ao todo, foram 70 horas de serviço no local de difícil acesso.