A Companhia Catarinense de Água e Saneamento Básico (Casan) retomou na magrugada desta sexta-feira a produção de água na Estação de Tratamento de Água (ETA) Guabiruba Sul. O abastecimento está sendo recuperado aos poucos e apenas os pontos mais altos da cidade, como no fim da Rua São Pedro, no fim do bairro Aimoré e no morro do Bela Vista, não há água. Segundo a Casan, até o fim do dia o abastecimento será totalmente normalizado.
Continua depois da publicidade
::: Poluição no rio suspende abastecimento de água e aulas no Médio Vale do Itajaí
Na madrugada de quinta-feira, o tratamento na ETA foi suspenso após a alteração da cor da água. O operador da Casan obeservou que ela estava avermelhada e suspendeu imediatamente o tratamento. A interrupção no tratamento foi necessária porque a turbidez da água chegou a ficar 50 vezes maior: o índice normal, que é cinco, chegou a 250.
A Polícia Militar Ambiental e representantes da Casan de Florianópolis estiveram na cidade para investigar o caso. Amostras foram coletadas e serão analisadas em laboratório da Casan e também em São Paulo.
– Estamos tentando investigar. Não conseguimos localizar o local de onde foi despejado porque é uma área de difícil acesso. O que intriga é o tipo de produto. Vamos ajudar nas investigações e tomar as providências necessárias – afirmou o prefeito da cidade, Matias Kohler.
Continua depois da publicidade
As aulas nas redes municipal e estadual permanecem suspensas nesta sexta-feira e voltam ao normal a partir de segunda-feira.
Mais informações sobre a falta de água em Guabiruba podem ser obtidas na Casan pelo telefone (47) 3354-0411 e sobre as aulas com a Secretaria de Educação pelo telefone (47) 3350-5292.