O abastecimento de água em Balneário Camboriú foi normalizado nesta segunda-feira. A Empresa Municipal de Água e Saneamento (Emasa) informou que o principal reservatório, que atende cerca de 60% da cidade, está operando com 93% de sua capacidade e toda rede foi pressurizada. A empresa espera que na próxima madrugada o segundo reservatório também volte a operar em sua totalidade.
Continua depois da publicidade
A diretora técnica da Emasa, Kelli Cristina Dacol, afirma que todas as unidades estão recebendo água normalmente. Apesar do segundo reservatório estar com 40% da capacidade, Kelli explica que o sistema é integrado e que as casas estão recebendo a pressão máxima.
– Esse processo é progressivo, depois de uma paralisação. Fizemos a troca de algumas válvulas na estação de tratamento e percebemos que houve uma melhora significativa na recuperação dos reservatórios em comparação a outras temporadas. Mesmo assim reforçamos a importância do consumo consciente e economia de água – ressalta a diretora.
A falta de água ocorreu no início da noite de sexta-feira, quando houve o rompimento de uma adutora próximo a BR-101 e a ETA precisou ser desativada por cinco horas. Por volta da meia-noite de sábado, o conserto foi feito e os reservatórios voltaram a funcionar – como não estavam em sua totalidade, o abastecimento de toda cidade foi afetado e retomado gradualmente. A Emasa informou que a adutora era antiga, mas não soube explicar os motivos do rompimento.
Continua depois da publicidade