Fabiano Goldacker

Coach

Frustração é quando sentimos que um objetivo não é alcançado ou quando aquilo que alcançamos fica muito aquém das nossas expectativas. Pode-se dizer, também, que ficamos frustrados quando aquilo que nos é entregue fica muito abaixo do que esperávamos.

Continua depois da publicidade

Leia as últimas notícias sobre economia no AN.com.br

Continua depois da publicidade

Partindo-se da premissa de que o marketing pessoal envolve ações que têm como objetivo influenciar a percepção das pessoas a respeito da imagem que você transmite, a frustração surgirá quando o público para quem o marketing pessoal é direcionado perceber que a entrega está abaixo da expectativa gerada.

LEIA TAMBÉM

>> Como chamar a atenção para uma promoção

>> Como substituir um líder que deixa a organização

>> Entraves para a abertura de empresas em Joinville

O marketing pessoal envolve aspectos importantes para o sucesso profissional, como postura, comunicação e aparência. É importante para um mercado de trabalho que é altamente competitivo.

Pessoas muito introspectivas, que não se comunicam ou não se relacionam adequadamente, podem ser preteridas – ainda que sejam tecnicamente melhores – em detrimento de outras que conseguem se expressar e se promover de forma mais adequada.

Mas o mais importante não é aquilo que o profissional aparenta ser, e sim aquilo que ele de fato é. No coaching, trabalha-se muito o marketing pessoal no sentido de que a pessoa torne-se aquilo que ela promove.

Continua depois da publicidade

É fundamental que seus comportamentos e atitudes sejam congruentes com a sua autopromoção, porque num mundo digital é muito fácil desmascarar eventuais contradições.

Um dos principais aliados é a humildade, porque marketing pessoal diz respeito à valorização das características positivas próprias e não à crítica ou à depreciação dos outros.

Embora esta diferença pareça clara, a linha que separa a promoção pessoal da crítica e agressividade que é feita a outros profissionais é muito tênue. É por isso que a falta de humildade que surge quando nos consideramos sempre melhores do que os outros prejudica de forma importante a promoção pessoal.

O verdadeiro marketing pessoal é a sua credibilidade.

* * *

Amir El-Kouba

Empresário e consultor

Já imaginou se a pessoa que poderia lhe dar um ótimo emprego ou uma promoção não gosta do seu estilo? Ou se aquele cliente com quem quer fechar negócio acha você um chato? Ou, ainda, se seu funcionário não confia em você e, por isso, não atinge as metas? Complicado, né? Por isso, vale a pena investir em seu marketing pessoal.

Continua depois da publicidade

Da mesma forma que o marketing de um produto tem como objetivo apresentá-lo de forma positiva para o mercado, o marketing pessoal faz a mesma coisa em benefício da sua carreira. Por isso, é fundamental mostrar que você é uma pessoa preparada. A apresentação pessoal é importante, mas é muito mais relevante a postura, a comunicação e as atitudes.

Ao apresentarmos uma imagem positiva, as portas se abrem. Maturidade, equilíbrio e autoconfiança confirmam nossa liderança. Cooperação e humildade evidenciam habilidade interpessoal e carisma. Paciência, senso de humor adequado e otimismo aliviam ambientes tensos e conquistam as pessoas. Iniciativa, responsabilidade e dinamismo sem ansiedade contribuem para o sucesso das ações e transmitem confiança.

Deixar de lado a passividade e a agressividade favorece a assertividade e a solução de conflitos. Saber ouvir, ser flexível, objetivo e sensível podem fazer os outros gostarem mais de nós.

Não é possível nos tornarmos melhores profissionais sem nos tornarmos melhores pessoas. Por isso, o marketing pessoal influencia tanto na carreira. Precisamos ser no trabalho o que somos na vida, mas não podemos invadir o espaço dos outros. Para melhorarmos nossa imagem e comportamento, precisamos nos conhecer. Só o autoconhecimento leva ao autodesenvolvimento. Sabendo o que precisamos mudar para crescermos como pessoas e na carreira, mostramos ao mercado um ser humano de valor.

Continua depois da publicidade