Tem quem pene para passar no vestibular. Não é o caso de Vítor Dolzan Garcia, 16 anos. Antes de concluir o Ensino Médio já foi aprovado em Química, Engenharia Mecânica, tirou o segundo lugar geral na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) no ano passado, e agora, o primeiro na colocação geral do vestibular de inverno da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc). O segredo dele é justamente esse: não penar.

Continua depois da publicidade

Deu no DC:

Segundo lugar no vestibular da UFSC explica como foi aprovado antes de concluir o ensino médio

Apesar da pouca idade, Vítor entende a importância do equilíbrio e estabelece pequenas políticas de vida: não estuda em excesso; se estiver cansado, dorme ou vai ao cinema; não exige de si o que pode cumprir; e não se deslumbra com as altas notas, pois acredita que se criar expectativas pode bloquear seu desempenho.

No final do ano, o estudante do terceirão do Colégio Tendência, em Florianópolis, irá concorrer a vaga que realmente deseja, Engenharia Química, as outras provas serviram apenas como testes de conhecimento.

Continua depois da publicidade

No primeiro teste, em Química, Vítor não entrou na classificação porque assinou a prova como “experiência”. No segundo, passou em sétimo lugar em Engenharia Mecânica na Udesc. No terceiro, como vice no ranking geral da UFSC, superou 34 mil candidatos. Agora no vestibular de inverno ultrapassou 9.337 mil vestibulandos.

A próxima prova é definitiva. Se Vítor for classificado, seguirá a profissão conhecida como “engenharia universal”, por combinar química, biologia, física, computação e matemática – e o mercado terá um grande profissional.

Técnicas certeiras

Confira as dicas de Vítor para conseguir um bom desempenho nas provas:

Cuidado com a expectativa

Não estudo muitas horas para evitar cansaço, mas para reduzir a expectativa. Muitas pessoas exageram no estudo e daí criam aquela pressão “tenho que passar”. Acho que esse pensamento pode frustrar e criar bloqueios caso haja reprovação.

Assista a filmes para conhecer o mundo

Eu adoro filmes. Meu principal lazer é ir ao cinema. Ajuda a aprender história e atualidades. É muito bom para ter argumentos para as redações. É uma forma de aprender sem esforço.

Continua depois da publicidade

Dê importância a todas as disciplinas

Não funciona você estudar só o que gosta. É preciso equilíbrio. Uma boa dica é estudar as matérias que você acha difícil quando estiver com a cabeça descansada. Assim não

se desespera.

Equilibre as aulas com o estudo em casa

O tempo consigo é essencial. Para resolver questões sem ajuda, treinar a resistência do corpo e a concentração.

Aproveite a internet

Na internet é possível baixar provas para estudar, assistir vídeo-aulas no YouTube, entrar em fóruns para resolver dúvidas em grupo. Há inclusive fóruns de redação. Você envia seu texto e outras pessoas corrigem, há trocas de ideias, é bem legal.

Não estude cansado

Às vezes prefiro dormir a estudar, porque estudar cansado de nada vale. O que importa é a qualidade do estudo, não o tempo. Têm pessoas que ficam quatro horas em cima das apostilas, mas elas aprenderam apenas durante a primeira hora. Se sacrificaram em vão.

Continua depois da publicidade