Antenados do YouTube sabem bem: juntar Rafa Dias e Thalita Meneghim é garantia de autenticidade e humor. A dupla que já compartilha tiradas espirituosas no Dia Estúdio – Rafa dirigindo e Thalita em frente às câmeras do canal Depois das 11 – se prepara para estrear no início de agosto o Sem Credencial, projeto dos veículos da RBS em Santa Catarina para a cobertura das Olimpíadas 2016. Enquanto cerca de 15 mil jornalistas estão credenciados para a cobertura oficial do evento, a dupla desembarca no Rio de Janeiro (intencionalmente) na roubada, ao lado de Léo Cardoso, editor de vídeos do Diário Catarinense, e da produtora Maria Luiza Bolsan. A missão é trazer para as mídias tradicionais a linguagem informal que tanto domina o meio digital.

Continua depois da publicidade

Estilista radicado em Floripa, Lui Iarocheski assina peças para o próximo programa de entretenimento da Globo

Nome forte do YouTube no Brasil, o catarinense Rafa Dias é um trendsetter que nos últimos anos tem antecipado algumas tendências do universo digital. Para um cara de 30 anos, o currículo é invejável: estudou Televisão e Cinema no Canadá, trabalhou para a RBSTV e TVCOM, em Floripa, e na MTV, em São Paulo. Foi na emissora paulistana que ele começou a sintonizar um futuro próximo, mas ainda desconhecido.

– Nesse período, o PC Siqueira (um dos primeiros youtubers de sucesso no Brasil) também começou a apresentar um programa na MTV. Entendi que esse movimento iria crescer muito mais – recorda.

Hot spot: Café du Centre, em Floripa, é uma boa opção para quem quer se jogar no doce

Continua depois da publicidade

Um ano depois nascia o Programa de um Cara Só, sucesso desde o primeiro episódio, que, aliás, teve o próprio PC como entrevistado. A sacada é um programa de entrevistas com cinco câmeras, produzido, filmado, apresentado e editado por um cara só – o Rafa. O conteúdo de primeira, a edição caprichada e a linguagem descontraída típica dos youtubers chamou a atenção do site de vídeos do Google, que propôs uma parceria.

Para muitos, monetizar o próprio canal com o aval do YouTube seria o bastante, mas ele quis mais. Farejando outra oportunidade, montou um estúdio e lançou mais quatro canais. O objetivo, conquistado apenas três meses depois de lançado O Dia Estúdio era receber uma licença de network para operar no Brasil, coisa que só o Porta dos Fundos tinha conquistado até então. Na prática, a licença, até hoje conquistada por apenas cinco estúdios brasileiros, envolve ser uma espécie de curador do conteúdo deste imenso manancial de vídeos em crescimento exponencial. Mas não apenas selecionar canais com potencial e ajudá-los a crescer, como negociar mídia com agências e anunciantes.

Trendsetter: na onda das comidas saudáveis, marca oferece legumes desidratados vendidos em saquinhos

Thalita e Rafa se cruzam nessa parte da história: buscando conteúdo promissor na rede, Rafa elegeu o Depois das 11 de Thalita e Gabie Fernandes, e não só o incluiu na sua network, hoje de 35 canais, como se tornou sócio dele. Thalita, desde então, transita com sucesso nos dois mundos. Com apenas 22 anos, seu canal já soma mais de 650 mil inscritos e 50 milhões visualizações, e sua presença no Mistura, da RBSTV, traz ainda mais leveza e bom-humor ao programa semanal de variedades. Atributos que estarão presentes na cobertura das Olimpíadas.

– Estamos muito empolgadas com o projeto. A gente planejou os episódios, mas vamos inserir coisas que forem surgindo lá, como personagens e histórias interessantes. É quase como se fosse um daily vlog de canal de internet só que para a tevê – compartilha Thalita.

Continua depois da publicidade

Sobre a união de características das duas mídias em um só projeto, Rafa aposta:

– Acho que estamos escrevendo uma página da história da comunicação. É muito legal a televisão e a internet estarem se aproximando dessa forma.

Da madeira ao Madero: Junior Durski e sua trajetória de suor, reinvenção e cheeseburguer

Os episódios do Sem Credencial entram na programação da RBSTV , Rádio Atlântida e CBN Diário e nas páginas e sites dos jornais Diário Catarinense, A Notícia e Jornal de Santa Catarina a partir do dia 6 de agosto.