Implantado em 100% dos postos de saúde de Jaraguá do Sul em maio, o agendamento de consultas na atenção básica tem se mostrado positivo, porém um índice preocupa os gestores da área. Entre abril, maio e junho, o número de falta às consultas chegou a 15%: foram 8.200 das 73 mil consultas ofertadas no período. A Secretaria de Saúde prevê medidas para reduzir o percentual, considerado alto.

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– Além de termos o médico ocioso, outro paciente deixa de ser atendido. Perdemos duas vezes. Então, um paciente que faltou é muito caro – avalia a secretária de Saúde Cristiane Wille.

Para ela, o novo sistema garante acesso a toda a população. O fato de evitar as filas que se formavam na madrugada em frente aos postos é um dos principais pontos citados.

– Por mais que o atendimento demore, há a comodidade de ligar ou ir no posto para marcar e, depois, simplesmente ir no horário da consulta.

Cristiane reconhece que muitos postos têm demora para a realização de consultas, podendo chegar até cinco meses de espera. Porém, ela acrescenta que casos de urgência sempre são atendidos. Quem tem situações que necessitam de atendimento imediato deve procurar, primeiro, posto de saúde para verificar se há vagas no dia. Caso não haja possibilidade, o posto encaminha o paciente para um Pronto Atendimento Médico Ambulatorial (Pama) ou mesmo para o hospital.

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Para reduzir o índice de 15% de faltas, duas medidas serão tomadas: uma delas é ligar para cada paciente, confirmando os horários das consultas. E Cristiane já faz um apelo aos moradores: se não puderem comparecer, entrar em contato com o posto para desmarcar a consulta.

Outra medida será uma análise dos casos de destaque da cidade. Os postos dos bairros Nereu Ramos, Santa Luzia e Vila Nova apresentam os maiores índices, todos com 22% de faltas de pacientes.

No Boa Vista, os agendamentos ocorrem desde a inauguração do posto, em março deste ano, e o tempo entre agendamento e a consulta leva, em média, dez dias. Os pacientes aprovam: Gabriel Facener, 59, e Rosaline Lipinski, 55, que foram atendidos na tarde de terça-feira, confirmam que o agendamento é mais cômodo. A agente comunitária Serly Hintz, que atua no Boa Vista, conta que a comunidade auxilia: muitos ligam para desmarcar a consulta.

– Se eles não avisam, passo nas casas para ver se ocorreu algo.