Ainda não tem o que fazer no fim de semana? Então, programe-se para visitar o (IN)Consciente Coletivo, um festival de cultura criativa gratuito que reúne mais de 40 expositores de áreas como design, moda, arte, música e gastronomia em Joinville. Os visitantes também podem participar de workshops e palestras, além de acompanhar apresentações de bandas e grupos musicais com trabalho autoral e saborear opções gastronômicas de produtores locais e novas marcas. O evento ocorre neste sábado e domingo, das 11 às 19 horas, na Casa da Cultura Fausto Rocha Júnior.
Continua depois da publicidade
Leia as últimas notícias sobre Joinville e região no AN.com.br
Uma das organizadoras do evento, Sarah Pinnow explica que o foco do evento é a economia criativa. Segundo ela, Joinville tem uma imagem consolidada como cidade industrial e o (IN)Consciente quer mostrar que ela também está aberta ao empreendedorismo, à cultura e à arte. O objetivo da organização não é exatamente a venda dos produtos, mas promover a conexão entre as pessoas, para que o público entenda como e por quem os produtos são criados.
– Eu acho que é um grande exercício de futuro e possibilidades, sobretudo, em um momento em que a gente está falando de crise política, econômica e social. Então, esse evento mostra que o futuro vai ser colaborativo e feito coletivamente, não com ações isoladas, mas feitas por muitas pessoas. É um novo caminho – explica.
A expositora e upsycle designer Katya Lichtnow, do Ateliê Catarina, mora em Florianópolis e participa pela segunda vez do evento. Ela oferece opções de produtos, como bolsas, carteiras e artigos de decoração feitos com capas de livros, que não são recicladas e se tornariam lixo. Apesar do desejo de participar de todas as edições do (IN)Consciente Coletivo, ela elogia a rotatividade dos expositores para manter as opções para os visitantes sempre renovadas. Segundo Katya, o evento se diferencia por reunir sempre marcas diferentes e manter a qualidade.
Continua depois da publicidade
– Outro grande diferencial do (IN)Consciente é que as pessoas até vêm para ver as coisas, mas não consideram o evento uma feira. O foco não é a consumo e o comércio. Na verdade, é a cultura que chama o povo e tira as pessoas de casa. Eles sabem que vai ter coisa legal e, consequentemente, as marcas também ganham – opina.
Presentes criativos para o Natal
A analista de sistemas e consteladora sistêmica, Luciana Piovan Costa, 43 anos, acompanha o evento há dois anos e meio. Ela gosta de comprar produtos de artistas locais e elogia o (IN)Consciente Coletivo por sempre apresentar ideias criativas. Com as diversas opções de artigos fora do convencional, Luciana saiu do evento levando nas mãos vários presentes.
– Estou comprando todos os presentes de Natal aqui. A gente sempre acha uma coisa inusitada, exclusiva, algo que foge do comum. É muito fácil sair na rua e comprar coisas que todo mundo têm, só muda o número ou a cor. Aqui, as coisas são realmente diferenciadas – conta.
Entre as ideias criativas do evento está a C Moderna, marca da analista de TI Liliane Martins. Munida de uma grande vontade de empreender, ela começou a produzir panos de prato e aventais com estampas modernas, fazendo referência à séries de televisão, músicas e bandas. Segundo a expositora, a ideia do trabalho é levar irreverência e a essência jovem para dentro da cozinha, servindo também como um bom presente para o fim de ano.
Continua depois da publicidade
– Certamente, as pessoas vão encontrar um presente para os familiares e amigos porque aqui não há nada que seja comum, tudo tem uma essência diferente. Além disso, vão comprar de quem faz, a um preço mais acessível.
EXPOSITORES
Moda
Ahmar Manifesto; Ana Minácio; Beat Generation; Colchetes; Étte; Evols; Garimpário; Instituto Orbitato; Klanns; Krugans Praia; Letícia Michels Atelier; Moko; O Tropicalista; Santacosta; Sonora Clothing e Sweet South.
Acessórios
Ana Terra Acessórios; Andrea B; Ateliê Catarina; Brotherwood; Funcionárias; Jana Bijoux; Lardic; Nangara; Rust Miner e Ypiana Acessórios.
Mobiliário
Candura Banqueteria e WoodLock.
Infantil
Baby Chubby
Decor e produtos para casa
Ana Gern; CModerna; Doodwood, Helena Hoepfner Home e Ideia Reciclável.
Aromas
Ellan Naturalmente e L`odorat
Flores e jardim
Afra arte e natureza; Tenda Mini Jardim e Verdólatras.
Acessórios pet
Corrucat e Casa Cubo.
Gastronomia
Borburger; Castelo do Monte – Café; Dharma Ghee; Doce Beijo Chocolates; Fhuchteis; Gaya Tree – Alimentos que Nutrem; Madreveg; Molly M. Food Bike e Salubi Iogurtes Especiais.
Continua depois da publicidade
PROGRAMAÇÃO CULTURAL
Intervenção
Circo Jequitibá
Projeto sócio-ambiental Mulheres de Mafra
Exposição – Galeria Municipal de Arte Victor Kursansew
Exposição dos alunos da EAFA – cerâmica, pintura e desenho
Feira de Arte – Exposição Coletiva
Andreia Bertolli Artes; Gôri; Loe Mata; Regina Marcis e Spia Fotografia Artesanal.
Feira de Impressos
Aleksander Schoeffel + Julia Kobus; Coletivo A3; Fe Sponchi + Igor Tiogo; Instituto Schwanke; Marc Engler; Micatarina; Predominant e Rosha Illustration.
Palco (IN)C
Sábado
14 horas – Banda Nave Blues
16 horas – Sonora Parceria: Tatiana Cobbett e Marcoliva
18 horas – Gorilla Grip
Domingo
13 horas – Milton Neto
15 horas – Cerimonial #somostodosum
17 horas – François Muleka
18 horas – Jesus Lucas e Banda
WORKSHOPS E PALESTRAS
Sábado
Universo Quadrado
14 às 15 horas – sala 23, gratuito.
Infinitus – Universo Humano
14 às 17 horas – sala 23, gratuito.
Oficina de Fanzine
15 às 16 horas – sala 24, inscrição R$12, pagamento na hora.
Círculo de Empreendedorismo Consciente
15 às 16 horas – jardim, gratuito.
Palestra Joinville Trend Day
17 às 18 horas – sala 24, gratuito.
Domingo
Universo Quadrado
14 às 15 horas – sala 23, gratuito.
Um Jardim na Cozinha
14 às 15 horas – sala 24, gratuito.
Vidança Fitness Holístico
15 às 16 horas – jardim, gratuito.
Oficina de Fanzine
16 às 17 horas – sala 24, inscrição R$12, pagamento na hora.
Música Esparsa
17 às 18 horas – sala 23, gratuito.