Desbravando o universo da música com olhares e toques curiosos. O som não era ritmado, mas o sorriso fez parte do espetáculo: o Zoológico Musical do Festival de Música de Santa Catarina (Femusc), momento em que os pequeninos sobem ao palco para conhecer os instrumentos musicais. Continuando com o show, as crianças com seus familiares puderam embarcar no concerto lúdico da Orquestra Sinfônica Não Identificada, sob a batuta do Norberto Garcia, na manhã deste sábado. A 11ª edição do festival-escola repete a dose no próximo sábado na Sociedade Cultura Artística (Scar), em Jaraguá do Sul.

Continua depois da publicidade

>> Acesse o Guia do Femusc com toda a programação >>

Continua depois da publicidade

A felicidade de Gabriel Sprung estava estampada em seu rosto. Ele correu para o palco e descobriu o bumbo sinfônico e tantos outros instrumentos. Segundo a mãe do garoto, Vanessa Sprung, a família mora na cidade vizinha, Guaramirim, e foram incentivados pela madrinha do menino, Elaine da Luz Brandt, a conhecerem o festival.

– É muito importante oferecer esse contato para as crianças com a música. Eu sempre quis tocar, mas não fui incentivada quando pequena. O Gabriel ficou encantado com instrumentos e quer fazer aula de violão – conta.

A musicista Katiani Jantsch levou as filhas Gabriela e Fernanda para o espetáculo. Segundo a clarinetista, é necessário familiarizar as crianças com as músicas, pois o som está presente em todos os lugares, inclusive nos desenhos.

Continua depois da publicidade

Outros pais repetiram a dose com os filhos, como é o caso de Manuela Dias, de 9 anos. A mãe da garota, Rosimar Dias, conta que é o segundo ano em que participam e que o espetáculo é surpreendente.

– A Manuela começou aula de violino e está participando do Femusckinho. Com envolvimento dela pela música, começamos a frequentar mais o festival e a gostar mais de música erudita – conta.

A pequena Julia Voltolini observou tudo com muita atenção. Segundo os pais, Udelson Voltolini e Giane Voltolini, a garotinha de dois anos ama cantar e tem sensibilidade para a música, por isso não pensaram duas vezes e levaram a pequena conhecer uma orquestra durante a 11ª edição do Femusc.

Continua depois da publicidade

Após as crianças irem para a plateia, foi à vez dos musicistas subirem ao palco. O espetáculo começou com um astronauta descendo do alto, era o regente Norberto Garcia ou o comandante da Orquestra Sinfônica Não Identificada. A gargalhada do público acompanhou a apresentação.

– Minha intenção é apresentar aos alunos do Femusc músicas que não são tão populares, como Romeu e Julieta do russo Sergei Prokofiev. E que os espectadores apreciem a música que estamos tocando – revela maestro Norberto.

Segundo o regente, o concerto é apresentado em forma de teatro para que as pessoas possam compreender o que a peça significa. Para ele, a música é muito abstrata e com diversas interpretações.

Continua depois da publicidade

– A história que vamos contando tem diversos personagens conhecidos, como Spock da série Jornada nas Estrelas. Uma forma de interagirmos com as crianças e apresentarmos o universo da música – revela.

O Femusc começou no domingo, 17, e segue até 30 de janeiro. A programação completa, com concertos diários no Centro Cultural Scar, pode ser consultada no Guia Femusc 2016.

SERVIÇO

O quê: Festival da Música de Santa Catarina (Femusc).

Quando: 17 a 30 de janeiro.

Onde: Sociedade Cultura Artística, em Jaraguá do Sul.

Quanto: entradas gratuitas. Seguindo o ritual dos anos anteriores, os ingressos serão distribuídos dois dias antes da apresentação na secretaria da Scar, das 8 às 20 horas ou até as entradas esgotarem. Cada pessoa pode retirar até dois ingressos.

Continua depois da publicidade