Entre os muitos planos para a mobilidade de Joinville apresentados ontem para serem executados nos próximos anos, um chamou a atenção: a proposta de voltar com o estacionamento rotativo ainda em 2015 – a cobrança está suspensa. A proposta consta dos oito eixos que nortearão os investimentos.

Continua depois da publicidade

>> Leia as últimas notícias de Joinville e região

Oitenta quilômetros de corredores de ônibus, ciclovias em todos os pontos da cidade, potencialização do uso do transporte coletivo e priorização dos pedestres e ciclistas nas vias públicas de Joinville estão na lista de ações da Prefeitura para os próximos anos.

A minuta foi apresentada pelo prefeito Udo Döhler e pelo presidente do Ippuj, Vladimir Constante, como a base fundamental do Plano de Mobilidade Urbana (PlanMob) para Joinville.

Continua depois da publicidade

O documento, elaborado pela Fundação Ippuj, será submetido a audiência pública para a comunidade no dia 12 de março, no centro de eventos da Expoville.

A Prefeitura já tem uma definição de como vai funcionar o novo sistema de estacionamento rotativo. Agora, 75% do valor arrecadado nos estacionamentos serão destinados ao fundo do Plano de Mobilidade. De acordo com o projeto, motos devem ser incluídas nas cobranças a partir do momento em que a nova operadora assumir o posto.

– O processo para a nova empresa, felizmente, está bem encaminhado e logo poderemos anunciar a retomada do serviço. Com isso, até dezembro de 2015 o novo sistema estará em operação – disse Udo.

Continua depois da publicidade

Constante também explicou que a proposta é de ampliar as áreas de estacionamento para as centralidades de bairros e readequar as áreas da região central.

No PlanMob, são definidas as diretrizes para o sistema intermodal na cidade e são abordados temas como os corredores de ônibus, sistemas cicloviário e hidroviário, rede ferroviária e transporte aeroviário de cargas.

O plano prevê ações para curto, médio e longo prazos, num planejamento que considera os próximos 30 anos.

Continua depois da publicidade

– Temos um plano que foi trabalhado e analisado em muitos prismas diferentes, até ficar quase impecável. Finalmente, podemos esboçar a Joinville do futuro – disse Udo,

Segundo Vladimir Constante, um dos conceitos do plano é o de promover mobilidade e acessibilidade.

– Serão implementadas ações como a diminuição da velocidade dos carros em algumas ruas e a otimização do transporte coletivo – disse o presidente.