Desde esta quarta-feira está suspensa a concessão do sistema de estacionamento rotativo remunerado para a empresa Cartão Joinville, que vinha atuando nas ruas da cidade.
Continua depois da publicidade
A decisão é da Justiça em ação do Ministério Público de Santa Catarina. Com isto, o uso de cartão de estacionamento está dispensado. Mesmo assim, os motoristas vão ter que respeitar a sinalização que regulamenta o estacionamento rotativo, mesmo sem a utilização do cartão.
O Instituto de Trânsito e Transporte de Joinville (Ittran) pretende regularizar esta situação o mais breve possível. Nesta quinta e sexta-feira, agentes de trânsito serão transferidos para a região central de Joinville para orientar motoristas sobre a gratuidade no estacionamento na zona azul e de como funcionará o sistema de rotatividade de veículos na próxima semana.
A medida é a primeira das escolhidas pelo Ittran para operar as 1,7 mil vagas pagas após a extinção dos serviços da Cartão Joinville por decisão judicial na última terça-feira. Na próxima segunda, uma nova etapa entra em operação. Munidos de pranchetas, dez agentes de manhã e dez à tarde farão a fiscalização, trabalho que era feito até então pelas monitoras da empresa privada.
Continua depois da publicidade
O estacionamento continuará gratuito, mas a rotatividade terá que ser mantida. O motorista que não cumprir, vai receber um aviso de regularização, que deverá ser trocado por cartões. O documento deverá ser aguardado até que o próprio instituto possa comercializar os bilhetes para estacionamento.
A previsão do presidente do Ittran, Ivo Vanderlinde, é de contratar uma empresa para fornecimento dos cartões em até dez dias, período em que o aviso se torna multa. Ele reforça a informação de que não precisa mais colocar o cartão, apenas obedecer o limite de horário para ficar em cada vaga. Atualmente, na zona azul, o máximo é de duas horas.
A autarquia – que antes era empresa de economia mista, conhecida por Conurb – vai considerar válidos as notificações ou avisos de regularização emitidos até o dia 31 de julho. Eles deverão ser regularizados como era feito antes da suspensão com a empresa Cartão Joinville ou no Ittran.
Continua depois da publicidade
– Os cartões adquiridos até o último dia do mês de julho vão poder ser usados até a instalação do novo sistema, quando serão divulgadas as regras e os prazos de aproveitamento e utilização -, conclui Vanderlinde.