A Prefeitura de São José, na Grande Florianópolis, informou nesta quinta-feira (6) que o sistema de estacionamento regulamentado na cidade começará a funcionar a partir do dia 10 de junho. Segundo a administração municipal, na primeira semana não haverá cobrança para parar na chamada Zona Azul. No entanto, a partir do dia 17, todos os motoristas precisarão pagar para parar nas vagas demarcadas.
Continua depois da publicidade
Quando a cobrança começar, os motoristas precisarão desembolsar R$ 2,50 para carros e R$ 1,25 para motocicletas. O tempo máximo de parada nessas ruas será de duas horas. O objetivo, segundo a prefeitura, é aumentar o movimento nessas vias, incrementando também o comércio da região. O pagamento deverá ser feito das 9h às 19h, em dias úteis e das 9h às 13h aos sábados.
Nessa primeira etapa da iniciativa, a Zona Azul vai funcionar em ruas dos bairros Kobrasol e Campinas. Nos próximos meses, a iniciativa deverá ser estendida para outros bairros da cidade.
As primeiras ruas que vão abrigar a Zona Azul serão: Eugênio R. Koerich, Avenida Cruz e Souza, Rua Dinarte Domingues, Rua Adhemar da Silva, Avenida Elizeu Di Bernandi, Avenida Presidente Kennedy, Rua Emerson Ferrari, Rua Victor Meireles, Rua Margarida Abreu, Rua Capitão Adelino Plat, Rua Pref Silvestre Phillipi, Rua 19 de março, Avenida Altamiro Di Bernandi e Rua Charles Ferrari.
Como comprar os créditos
A prefeitura diz que os créditos para estacionar poderão ser adquiridos diretamente com os agentes que vão fiscalizar as vagas, em parquímetros, revendedores autorizados ou por um aplicativo disponível para dispositivos móveis. Os detalhes sobre como baixar o programa podem ser conferidos na página da empresa que irá administrar o serviço.
Continua depois da publicidade
Fiscalização de calçadas
Com o início da Zona Azul, a prefeitura promete aumentar também o cerco a locais que possuem calçadas com tamanhos irregulares, que eram usadas como vagas de estacionamento.
Conforme o Plano Diretor, o padrão para essas calçadas era de, pelo menos, sete metros de largura, o que garantiria a parada de veículos e também a passagem segura de pedestres. No entanto, em muitos endereços comerciais, isso não é respeitado, e os motoristas que param para estacionar acabam bloqueando a passagem das pessoas a pé.
Nos locais em que o espaço é inadequado, será proibido o estacionamento de veículos. Nessas áreas, os motoristas deverão usar, obrigatoriamente, as vagas da Zona Azul, sob pena de serem multados.