A partir das 8h de segunda-feira, dia 23, entra em operação o sistema rotativo de estacionamento Zona Azul em Biguaçu, na Grande Florianópolis. Serão 320 vagas destinadas à nova cobrança do município.
Continua depois da publicidade
Motoristas que moram ou frequentam a cidade devem ficar atentos às novas placas de sinalização espalhadas pela região central do município, que estipula em duas horas o prazo máximo para ficar estacionado na mesma vaga.
Simulação para
usuário se adaptarem
Continua depois da publicidade
Até 21 de maio, o sistema será operacionalizado normalmente, mas sem a cobrança ao usuário, que deverá da mesma forma expor o bilhete no painel do carro. Segundo o secretário interino de Desenvolvimento Urbano e Transporte, Saul de Mello Ferreira, haverá tempo de orientação da Zona Azul para adaptação.
Será, na verdade, uma simulação do novo sistema, mas sem a cobrança. O motorista deverá procurar um monitor, adquirir o bilhete de uma ou duas horas e colocar no veículo, que será acompanhado pelos fiscais.
Caso seja ultrapassado o tempo estipulado pelo bilhete, o usuário receberá o aviso de irregularidade, que pode virar multa ou ser trocado por um bloco de 10 cartões da Zona Azul. O esquema será o mesmo de outras cidades, como Florianópolis e Palhoça. O motorista poderá fazer a troca na sede da empresa Megapark, que vai operar o sistema na cidade.
Continua depois da publicidade
O valor para a hora do estacionamento, antes estipulado em R$ 1,50, foi reduzido a pedido do prefeito em uma reunião na última segunda-feira, dia 16, com a empresa Megapark. O novo valor de R$ 1 está garantido até o fim do ano. Por enquanto, os bilhetes serão comprados diretamente com o monitor. Em breve, o comércio local também venderá as cartelas.
Segundo o diretor de Trânsito de Biguaçu, Carlos Henrique Rech, a empresa tem o prazo de 12 meses para colocar em operação os parquímetros, que ainda não têm lugar definido de instalação.
Como funciona:
– Venda de cartões: será feita por monitores na região central de Biguaçu
– Vagas para idosos e deficientes: sinalizadas com pinturas e placas – 5%do total de vagas para idosos (15), e 2% para deficientes (6)
Continua depois da publicidade
– Punição: quem ultrapassar duas horas, receberá uma advertência, que poderá ser trocada por um bloco com 10 cartões da Zona Azul. A troca poderá ser feita no escritório da empresa, na Rua Frederico Bunn, 309 – sala 1. O motorista tem o prazo de 10 dias para trocar. Caso contrário, receberá a multa de trânsito.