O jornal Zero Hora subiu de sexto para quinto lugar em todo o Brasil na pesquisa Veículos Mais Admirados, realizada pelo Grupo Troiano de Branding com exclusividade para o Meio & Mensagem. O estudo calcula o Índice de Prestígio da Marca (IPM) dos principais veículos de comunicação do país a partir dos dados da pesquisa feita pela Qualibest junto aos assinantes do Meio & Mensagem e a uma base seleta de internautas cadastrados no site www.meioemensagem.com.br. Uma alteração em relação a 2010 foi o aumento da linha de corte para definir a inclusão na lista. Para um veículo figurar no ranking final ele precisou ser associado a qualquer um dos atributos pesquisados por, pelo menos, 15% dos respondentes, e não mais por 10%, como o computado no ano passado.

Continua depois da publicidade

Os jornais O Estado de S.Paulo e Folha de S.Paulo continuam a disputar a liderança da categoria. O Estadão manteve a liderança conquistada nos dois anos anteriores, com índice de prestígio bem próximo do concorrente. A última vez que a Folha ocupou o primeiro posto foi em 2008. Valor Econômico e O Globo repetiram, respectivamente, a terceira e a quarta posições. Zero Hora subiu de sexto para quinto, Estado de Minas foi de sétimo para sexto e Correio Braziliense caiu de quinto para sétimo. O Jornal da Tarde, nono em 2010, passou a ocupar a oitava colocação, o Diário de São Paulo, no ano passado em décimo, chegou ao nono lugar. O Brasil Econômico caiu do oitavo para o décimo posto.

Jornal IPM*

O Estado de S.Paulo: 73,1

Folha de S.Paulo: 70,9

Continua depois da publicidade

Valor Econômico: 57,3

O Globo: 52,1

Zero Hora: 41,6

Estado de Minas: 39,5

Correio Braziliense: 38,2

Jornal da Tarde: 34

Diário de S.Paulo: 31,3

Brasil Econômico: 28,1

*Índice de Prestígio de Marca

Fonte: Meio & Mensagem