A Marejada já consolidou-se nacionalmente por ser a maior festa do pescado do Brasil. Mas, há outra característica que faz o evento se destacar: a preocupação com a sustentabilidade. Na 34ª edição, que acontece até o dia 23 de outubro em Itajaí, no Litoral Norte de Santa Catarina, não será utilizado nenhum material descartável de plástico durante os 18 dias de programação.

Continua depois da publicidade

> Conheça as principais atrações da 34ª Marejada, em Itajaí

Esse é o único evento de grande porte do Sul do país com a característica de plástico zero. Além disso, a Marejada se diferencia por uma série de ações: divulgação sem nenhum material impresso, destinação correta do óleo de cozinha dos restaurantes, compostagem, plano de gerenciamento de resíduos, entre outros.

Apenas ao substituir copos plásticos por utensílios de uso contínuo, a organização da Marejada estima prevenir o descarte de mais de 500 mil copos plásticos. Os pratos e talheres também serão de materiais sustentáveis: bagaço de cana e papelão ondulado.

Outra medida essencial para zerar o consumo de plástico é a distribuição de água gratuita, feita neste ano pelo Serviço Municipal de Água, Saneamento Básico e Infraestrutura de Itajaí (SEMASA). A estimativa é que a festa possa prevenir o descarte de quase 50 mil garrafas plásticas com essa ação.

Continua depois da publicidade

Responsabilidade socioambiental reforçada

A preocupação com o meio-ambiente já faz parte do DNA de Itajaí e, por isso, o evento mais tradicional da cidade não poderia ser diferente. Estar de acordo com os ideais de sustentabilidade é uma característica que já está presente na Marejada há três edições. E o esforço tem sido reconhecido — o evento já foi premiado nacionalmente e, a cada ano, fortalece as premissas de responsabilidade socioambiental e reforça os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU).

— A Marejada é uma festa construída nos pilares de inclusão, segurança e sustentabilidade. O nosso objetivo é que, além de ser um evento de entretenimento, a nossa festa também consiga cumprir o papel social e ser um espaço receptivo para todas as famílias —, afirma o secretário de Turismo e Eventos de Itajaí, Evandro Neiva.

Estima-se que durante os dezoito dias de festa, mais de 250 mil pessoas passem pelo Centreventos para prestigiar as atrações. Além de cultura, gastronomia e valorização dos talentos locais, o público também terá acesso a diversas práticas sustentáveis. Cada tópico pensado deu origem a um plano de sustentabilidade, que está sendo seguido à risca.

— Nessa edição, nós optamos por ampliar ainda mais os pilares da sustentabilidade. Prezamos muito para que todas as pessoas que passem pela Marejada tenham uma experiência positiva, mas que também tenham acesso à informações sobre importância da sustentabilidade e cuidado com o meio ambiente —, comenta o secretário.

Continua depois da publicidade

Como iniciativa educacional, a Marejada terá na sua programação o Fórum Kids, evento técnico para crianças da rede municipal de ensino de Itajaí, que têm entre dois a cinco anos. Serão dois dias (18 e 19 de outubro) com muita informação sobre descarte de lixo, reciclagem e a importância de manter os oceanos limpos. Para essa ação, são esperadas mais de mil crianças.

— Ao promover essas iniciativas em um evento de grande porte, nós pretendemos conscientizar as pessoas sobre o uso indiscriminado do plástico. Levar uma mensagem de sustentabilidade para esse espaço é impactante. A Marejada é um exemplo de que é possível realizar um evento com conscientização e redução de lixo —, afirma Evandro.

A 34ª Marejada

Atualmente, a Marejada já está consolidada no calendário de festas de outubro de Santa Catarina, exercendo um papel significativo na atração de turistas para o estado. Devido a essa visibilidade, foi necessário ampliar o espaço da 34ª edição — ou seja, 80% do terreno do Centreventos está sendo utilizado para sediar as atrações da festa.

Além disso, o parque infantil ganhou mais atrações para as crianças, e o bicicletário, ação marcante da Marejada, conta com 150 vagas gratuitas para incentivar o transporte sustentável. Promovida através da Secretaria de Turismo e Eventos de Itajaí, a festa tem entrada gratuita e uma série de opções de lazer, entretenimento e gastronomia para todos os gostos e bolsos.

Continua depois da publicidade

Em termos gastronômicos, dez restaurantes levam até o evento uma grande diversidade de frutos do mar, pescados, pratos típicos e opções inclusivas para restrições alimentares. Já quando o assunto são as apresentações culturais, mais de 100 atrações musicais e de dança passarão pelos dois palcos montados na Marejada.

O evento conta ainda com exposição de artesanato e a presença do Marejão e da Marejoa, mascotes oficiais da festa. Para quem quer prestigiar, a 34ª Marejada acontece até o dia 23 de outubro. Nos dias de semana, a festa funcionará das 18h às 24h, e nos fins de semana das 10h às 24h. No último dia, o evento encerra às 20h. A entrada em todos os dias é gratuita.

Acesse o site da Marejada para conhecer toda a programação.

Leia também

Gastronomia com peixes e frutos do mar é destaque na 34ª Marejada

Turismo em Itajaí ganha força nos últimos anos

Itajaí do futuro: uma cidade inteligente, sustentável e com justiça social