O primeiro caso confirmado do novo coronavírus em Santa Catarina ocorreu em 12 de março. Passados exatos 90 dias desde que a doença chegou oficialmente ao Estado, há 59 municípios que ainda não tiveram moradores infectados pela Covid-19. Desses, oito ficam no Vale do Itajaí.
Continua depois da publicidade
> Em site especial, saiba tudo sobre o coronavírus
Segunda região com mais casos de coronavírus em SC, com 3.481 testes no total, o Vale começou a registrar testes positivos a partir de Itajaí, em 20 de março. De lá para cá, todos municípios que compõem a Foz do Rio Itajaí-Açu tiveram casos positivos — de Barra Velha até Bombinhas, nenhuma cidade escapou.
No Médio Vale, porém, três prefeituras estão intocadas (oficialmente, claro), segundo a Secretaria de Estado da Saúde. São elas Rio dos Cedros, Doutor Pedrinho e Apiúna — que, juntas, têm 25 mil moradores. Atualização: em 10/6, Apiúna teve um caso confirmado.
O primeiro caso, inclusive, chama a atenção, já que os rio-cedrenses estão cercados por municípios que têm muitos casos, como Blumenau, Indaial, Jaraguá do Sul e Corupá (clique aqui e veja no Painel do Coronavírus da NSC).
Continua depois da publicidade
> Quer receber notícias de Blumenau e do Vale por WhatsApp? Clique aqui e entre no grupo do Santa
Já no Alto Vale, cinco cidades ainda não têm casos da Covid-19. Presidente Nereu, Witmarsum, Rio do Campo, Chapadão do Lageado e Vitor Meireles — cidades que, somadas, têm 20 mil habitantes.
No Vale, a maior cidade sem pacientes infectados pelo novo coronavírus é Rio dos Cedros (11.676) e a menor é Presidente Nereu (2.287).