Mais um ex-craque que marcou época nos gramados participa do Debate Diário. O catarinense Zenon será o convidado desta segunda-feira (8), a partir das 13h.
Continua depois da publicidade
Nesse período de quarentena do coronavírus, grandes ídolos do esporte brasileiro passaram pelo Debate Diário. Entre eles, Zico, Roberto DInamite, Edmundo, Clebão, Dorival Júnior e Geninho. Sem falar, claro, em Guga, o maior tenista brasileiro de todos os tempos. Acompanhe o mais tradicional programa de esportes do rádio catarinense pelo 740 AM, aplicativo para IOS ou Android, site cbndiario.com.br ou ainda pelo link abaixo:
Zenon foi um dos últimos expoentes de uma posição que acabou sufocada pelo futebol moderno: o meia-armador, o segundo jogador de meio-de-campo no esquema 4-3-3 que predominava na década de 1970 e até metade dos anos 1980. Ele era segundo do trio. O elo de qualidade, inteligência e ligação entre o volante marcador e o ponta-de-lança mais ofensivo. Pré-requisitos: técnica, bom passe, lançamentos precisos, visão de jogo. Zenon tinha tudo isso. E os avaianos logo perceberam, antes do país, no começo dos anos 70, em lances como a jogadaça na final de 1975 e a estreia no Brasileiro de 1974.
Natural de Tubarão, Zenon surgiu no tradicional Hercílio Luz, de sua cidade natal. Transferiu-se para o Avaí, que debutava nos Campeonato Brasileiros na década de 1970. De Florianópolis partiu para marcar época no Guarani, de Campinas, campeão brasileiro de 1978. Formou um meio-campo inesquecível com Zé Carlos e Renato, que municiava o trio ofensivo Capitão, Careca e Bozó, sob o comando de Carlos Alberto Silva.
Convocado para a Seleção Brasileira por Claudio Coutinho em 1979, trocou o Guarani pela Arábia Saudita.
No começo da década de 1980, voltou ao Brasil para brilhar no Corinthians, ao lado de Vladimir, Biro-Biro, Sócrates e Casagrande. Foi bicampeão paulista em 1982 e 1983, época da Democracia Corintiana. Passou ainda pelo Atlético-MG e pela Portuguesa, entre outros clubes.
Na última quinta-feira (4), Zenon foi estrela na cinematográfica live de lançamento da nova camisa do Avaí. Esse será um dos temas de sua participação no programa, ao lado de Roberto Alves, Rodrigo Faraco, Salles Júnior, Janniter De Cordes e Kadu Reis.
Continua depois da publicidade