A seleção brasileira feminina de vôlei iniciará a luta pelo nono título do Grand Prix nesta sexta-feira, às 9h20min, no Ginásio Milton Olaio Filho, em São Carlos (SP), contra um adversário pouco conhecido: Taiwan. Por outro lado, Japão e Itália, os outros dois integrantes do Grupo A, são tradicionais rivais do time verde-amarelo. Técnico do Brasil em cinco dos oito títulos da equipe no torneio, José Roberto Guimarães analisou os primeiros desafios da seleção nesta 18ª edição do Grand Prix.
Continua depois da publicidade
– Japão e Itália são times que erram pouco, cedem poucos pontos de graça ao adversário. As japonesas são rápidas e muito técnicas. O time italiano conta com jogadoras experientes, em boas condições físicas e maduras tecnicamente. Acho que a Itália será nosso adversário mais difícil na competição. Não tenho muitas informações a respeito da equipe de Taiwan – comentou Zé Roberto.
No confronto direto com os três adversários da primeira semana do Grand Prix, a vantagem é brasileira. Em 54 jogos contra a Itália, 42 vitórias do time nacional. Contra o Japão, são 61 triunfos em 94 partidas. Contra Taiwan, o Brasil tem 100% de aproveitamento: cinco vitórias em cinco jogos.
Depois de lutar para manter a invencibilidade contra a Taiwan em sua estreia no Grand Prix, a seleção brasileira voltará à quadra no sábado, às 10h, contra o Japão. O último jogo da equipe em São Carlos será domingo, a partir das 9h30min, contra a Itália.
De São Carlos, a equipe comandada por Zé Roberto seguirá para Macau, onde jogará contra China, Holanda e República Dominicana de 13 a 15 de agosto. A terceira semana do torneio será realizada na China Taipei entre os dias 20 e 22. Além das donas da casa, o Brasil enfrentará Polônia e Porto Rico. A fase final da competição será disputada entre 25 e 29 de agosto, em Ningbo, na China.
Continua depois da publicidade
O técnico Zé Roberto alertou para os desafios do calendário intenso do Grand Prix.
– É importante estar muito bem fisicamente e ter um grupo forte para poder suportar a maratona de jogos na competição. Depois desta primeira fase em São Carlos, viajaremos pela Ásia. Na fase final – eu espero que consigamos chegar lá -, jogaremos cinco dias seguidos. Será um desgaste físico grande – explicou o treinador.
A seleção brasileira viajará para São Carlos ainda nesta segunda-feira. O Japão já está na cidade desde a última sexta-feira. Itália e China Taipei chegarão nesta terça.