O designer de produtos carioca Zanini de Zanine fará um rasante no Estado na sexta-feira, dia 8 de agosto, a partir das 19h30min. Ele vem a convite da loja Iaza, de Balneário Camboriú, que comemora um ano no mercado. O profissional participará de um talk show e vem ainda para o desenvolvimento de peças exclusivas. Na oportunidade também estarão presentes os designers de mobiliário Paulo Alves e Bruno Faucz. Aqui, uma entrevista exclusiva com o convidado.

Continua depois da publicidade

Qual o peso de ser filho do talentoso “mestre da madeira” Zanine Caldas na escolha do seu caminho profissional?

Zanini de Zanine: Na verdade sou muito bem resolvido em relação a isso. O trabalho do meu pai é minha maior referência. O que ele criou é de uma grandiosidade que eu nunca vou conseguir alcançar e por isso não me pesa apenas me soma. Tenho minha individualidade e limitações.

Quais as maiores lições que você aprendeu com o seu pai e também com Sérgio Rodrigues, com quem você estagiou?

Zanine: Aprendi ao observar e ao conhecer Sergio que para ser um grande designer vou necessariamente precisar ser um grande ser humano.

Continua depois da publicidade

Tanto Sérgio Rodrigues quanto Zanine Caldas são artesãos da madeira. Para você como foi e é a pesquisa, descoberta e uso de outros materiais? Qual você mais gosta no momento?

Zanine: Pelo contato desde cedo que tive com a madeira através desses dois mestres, me senti na necessidade de ter contato com outros materiais. Procuro projetar em materiais que tenho pouco conhecimento justamnete com a intenção de aprender. Desse jeito que as descobertas são feitas. Tenho me dedicado ultimamente muito ao aço inox.

Você já ganhou dezenas de prêmios importantes, como o nacional do Museu da Casa Brasileira e internacional IF Awards, da Alemanha. Mas qual desses foi mais significativo para você e por que?

Zanine: Sem desmerecer nenhum prêmio, considero como maiores prêmios os convites de colaboração que recebi de grandes diretores de arte de grandes empresas como Slamp, Cappellini, Poltorna Frau, Tolix.

Continua depois da publicidade

Qual o produto que você criou que teve mais sucesso comercial e qual deles é o seu preferido?

Zanine: Não tenho uma peça preferida na verdade. Alguns projetos crescem de venda a cada ano como poltrona Moeda, luminária Flora, poltrona Skate.

Como você avalia o sucesso do design brasileiro na atualidade e quem inspira você no Brasil e no mundo?

Zanine: O desenho brasileiro passa por um momento crescente onde uma nova geração de criadores surge com vontade de retratar nossa cultura, qualidades e defeitos. O mundo hoje acompanha o que vem sendo criado no país. Eles estao interessados. Agora, quanto a quem me inspira. No Brasil, meu pai José Zanine Caldas, Sergio Rodrigues, Campanas; fora gosto do trabalho de Ron Arad, Marteen Baas, MArc Newson.

Como você observa as parcerias entre designer e indústria?

Zanine: Só vejo pontos positivos quando o respeito é recíproco. Um precisa do outro.

O Brasil, até pela sua extensão, é um celeiro de talentos. Mas poucos chegam ao sucesso que você alcançou tão jovem? Qual é o caminho?

Continua depois da publicidade

Zanine: Acredito muito na necessidade do crescer! Eu acordo todos os dias querendo melhorar minha pessoa e consequentemente meus prazeres (trabalho). Vejo que sem riscos os resultados maiores também não chegam. Por fim, valorizem nossa cultura, sem imitar o que vem sendo feito lá fora e fazer exatamente o que está com vontade de fazer e não o que os outros querem que você faça.

Como deve ser essa nova parceria sua com uma empresa catarinense e o que esperar do seu talk show?

Zanine: Finalizei uma cadeira e uma poltrona de madeira as quais estou muito contente com o resultado. Para o talk podem esperar experiências e histórias de contatos com grandes mestres e com marcas nacionais e internacionais.

talk show com Zanini de Zanine

Local: Iaza Store – Terceira Avenida, 1.470, Balneário Camboriú

Informações: (47) 3367-5784