O carioca Yuri Sodré foi o único brasileiro que conseguiu avançar às oitavas-de-final da etapa final do circuito da divisão de acesso, o World Qualifying Series (WQS), em Sunset Beach, no Havaí. As disputas desta segunda-feira (horário local, são oito horas a menos em relação a Brasília) aconteceram em mais um dia de boas ondas, com direitas de dois a três metros de altura para a estréia dos cabeças-de-chave.
Continua depois da publicidade
Sodré, que já havia batido no último domingo o tricampeão mundial Tom Curren, superou nesta segunda o australiano Troy Brooks, o havaiano Bruce Irons e o paranaense Peterson Rosa, que não encontrou boas ondas na bateria e terminou em último lugar.
Depois do brasileiro, os igualmente cariocas Leonardo Neves e Raoni Monteiro também foram eliminados.
Sodré agora terá pela frente os australianos tops do WCT, Phillip MacDonald e Bede Durbidge, e o havaiano Kainoa McGee.
O niteroiense Guilherme Herdy não teve qualquer chance contra os havaianos Pancho Sullivan e Sunny Garcia. O paulistano Renan Rocha também ficou em último lugar na sua bateria e levou a premiação mínima de US$ 1.100 e 747 pontos no ranking. O potiguar Marcelo Nunes e o cearense Pablo Paulino, que ficaram em terceiro lugar, ganharam US$ 200 a mais e 894 pontos.
Continua depois da publicidade
Além deles, também deram adeus a Sunset Beach o número um do ranking WQS, Adriano de Souza, o Mineirinho, e o paranaense Jihad Kohdr, que mesmo com a derrota continua na lista dos 15 que sobem pelo WQS para a elite do surfe do World Championship Tour (WCT) no ano que vem.
Um dos destaques do dia ficou por conta do australiano Mick Fanning, que deu um show, estabelecendo um novo recorde de 18,40 pontos de 20 possíveis para etapa decisiva.
A maior nota continua sendo a 9,9 recebida pelo australiano Daniel Ross na sexta-feira. A melhor apresentação de Fanning valeu 9,4 pontos, marca que foi superada ainda nesta segunda por mais um surfista da Austrália, Kieren Perrow, que ganhou 9,47 para vencer a nona bateria por vagas nas oitavas-de-final.