Assistir a partidas de videogame é uma realidade palpável há uns bons anos. Os canais de transmissão se multiplicam na mesma velocidade com que a audiência (e a receita) aumenta. É um nicho tão promissor que o YouTube, o canal de vídeos por excelência da internet, anunciou uma área totalmente voltada para os games.

Continua depois da publicidade

Leia também

PlayStation 4 começa a ser produzido no Brasil

Blizzard chega para chacoalhar o eSport

Continua depois da publicidade

Conheça canais brasileiros que fazem sucesso com Minecraft

Previsto para o verão do Hemisfério Norte, o YouTube Gaming pretende organizar as mais de 25 mil contas do serviço atualmente dedicadas à jogatina. A decisão chega a ser óbvia, uma vez que vídeos de gameplays são mais vistos do que vídeos de música na plataforma do Google.

Para se ter uma ideia, o sueco PewDiePie faturou nada menos do que US$ 7,45 milhões em 2014 com suas transmissões de gameplay. Seu canal no YouTube tem quase 40 milhões de assinantes. É muito mais do que qualquer cantora pop ou rapper do momento possuem.

Mas a ideia do YouTube não é apenas centralizar a produção de gameplays: ele quer também fomentar a transmissão de partidas ao vivo – hoje um monopólio do Twitch, serviço adquirido pela Amazon no ano passado por quase US$ 1 bilhão e que conta, por mês, com 1,5 milhões de transmissões que geram uma audiência de 60 milhões de pessoas. Para se ter uma ideia, somente a final do campeonato mundial de League of Legends, no ano passado, foi assistida por cerca de 32 milhões de pessoas ao redor do mundo.

Continua depois da publicidade

No blog oficial do YouTube, o gerente de produto Alan Joyce escreveu que o novo serviço irá oferecer transmissão com frame rate de 60fps e conversão automática dos streamings em vídeos do YouTube. Também, segundo ele, o sistema está sendo redesenhado para que não seja mais necessário agendar eventos ao vivo com tanta antecedência.

São mudanças que empresas como o Google só fazem quando têm certeza do resultado. Nesse caso, eles estão até atrasados.