O Youtube tirou do ar a gravação da audiência pública da Câmara de Vereadores de Blumenau que discutiu o chamado passaporte da vacina. De acordo com a assessoria de imprensa do Legislativo, a plataforma avisou que havia informações inverídicas no vídeo sobre a Covid-19 e por isso o material foi derrubado. A conta da Câmara também recebeu uma suspensão de sete dias.
Continua depois da publicidade
> Receba notícias de Blumenau e do Vale pelo WhatsApp
A audiência ocorreu na quarta-feira (16) e, no dia seguinte, durante a sessão ordinária, a transmissão ao vivo pela plataforma caiu. A equipe de comunicação chegou a pensar que era em decorrência de imagens que estavam sendo transmitidas naquele momento, mostrando exatamente a confusão registrada antes da audiência, quando houve uma briga generalizada que atrasou o começo do debate.
Porém, mais tarde, o Youtube informou que a remoção do vídeo do ar aconteceu porque havia “informações médicas incorretas e contrárias ao consenso de especialistas e autoridades de saúde”. Por causa dessa violação, a Câmara também está impedida de fazer transmissões e incluir novos vídeos no canal pelo menos até quinta-feira (24).
A audiência
Apesar de ser um espaço para o contraditório, a audiência ouviu em sua maioria médicos e políticos contrários ao chamado passaporte da vacina. Uma das poucas exceções foi o médico sanitarista Mário Kato. Vaias e xingamentos o obrigaram a parar o pronunciamento em alguns momentos. Outros nomes favoráveis foram convidados, mas declinaram.
Continua depois da publicidade
Houve confusão antes da audiência. Um vídeo do circuito de segurança da Câmara de Blumenau mostra o momento em que o grupo contrário ao chamado passaporte sanitário e à exigência da imunização entra na Casa Legislativa. Um segurança tenta impedir a ação, mas acaba agredido com tapas. Um dos invasores prende os servidores atrás do balcão usando uma cadeira.
Caminhando, com cartazes que criticavam a vacina, seguiram até o plenário da Câmara, que já estava lotado. Uma caixa de som foi providenciada para que o restante pudesse acompanhar do lado de fora a audiência, que foi transmitida pelas redes sociais.
Assista ao vídeo da confusão
Leia também
> Ciclista é atingida por moto, gira no ar e fica gravemente ferida em Blumenau; vídeo
> Preso com carga milionária de cocaína em SC é campeão de karate e empresário
> Quem eram e o que já se sabe sobre morte de casal em Agrolândia, no Alto Vale