O Parque da Luz, no Centro de Florianópolis, é o palco para o projeto Curta o Parque. A partir do dia 9 de fevereiro, às 14h, diversas aulas e atividades vão invadir o espaço verde. E o melhor de tudo: de graça para quem passa por lá.
Continua depois da publicidade
Estão programados shows musicais, teatro, tour cultural pelo parque, trocas de livros, yoga para adultos e crianças, slackline, trilha de bike para crianças e ainda oficina de música, de grafitti e de bolha de sabão. O projeto – ela Associação Amigos do Parque da Luz (AAPLUZ) e pelo Studio de Ideias – realizará uma série de atividades ao longo do ano.
A seleção de atrações para a agenda da primeira edição do Curta o Parque foi pensada para contemplar todas as idades.
— Promover ações de arte e cultura no Parque da Luz é fundamental para valorizar esse espaço público e preservar a sua história — afirmam os produtores Marina Tavares e Arturo Valle Junior.
Estão previstas atividades como exibição de filmes, exposições de artes visuais, feiras culturais e atividades ambientais ao longo do ano. O propósito é estimular o público a ocupar esse espaço histórico localizado na cabeceira insular da recém-reaberta Ponte Hercílio Luz como um lugar de convivência.
Continua depois da publicidade
A iniciativa também busca promover a valorização e preservação da área. O espaço foi revitalizado há 30 anos através da associação, de moradores e interessados em transformar o local em parque público.
— Muitas pessoas sequer conhecem o Parque e tem quem pense que é um local inseguro. Essas atividades têm o objetivo de mostrar que o Parque da Luz é um bom lugar para estar com toda a família — diz Carlos Cezar Stadler, presidente da AAPLUZ.
Shows gratuitos
No primeiro dia de evento, as atividades também estão programadas a partir das 14h. Entre as atrações, destaque para o espetáculo Os 3Rs e a Grande Missão, do grupo AtrapaTrupe. Outro destaque é o show do duo Felipe & Marina, projeto do violonista premiado Felipe Coelho e da cantora Marina Saito que apresenta o melhor do jazz tradicional e da bossa nova.
Luiz Meira encerra a programação com show de seu novo disco, Borogodó. Lançado no final do ano passado, o álbum combina samba, jazz, MPB e música instrumental em composições de Meira e de parceiros como Jean Mafra, Jean Mafra, Marcus Lima, Jerry Espíndola, Rodrigo Teixeira, Victor Assis Brasil e Celinho da Copa Lord.
Continua depois da publicidade
O músico de Santa Catarina tem mais de 35 anos de carreira e é reconhecido instrumentista no Brasil. Já trabalhou ao lado de nomes como Sá e Guarabyra, Beto Guedes, Elza Soares, Sandra de Sá, Luiz Melodia e Leny Andrade. Há 21 anos toca com a cantora Gal Costa.
Roteiro cultural
Para quem quer conhecer a história do parque e da cidade, o Curta o Parque em parceria com o jornalista Rodrigo Stüpp, do Guia Manezinho, preparam um roteiro cultural e histórico pelo Parque da Luz, pelo antigo cais do porto e pela Ponte Hercílio Luz.
Serviço
O quê: 1º Curta o Parque
Quando: domingo, 9/2, das 14h às 19h
Onde: Parque da Luz (alto da Rua Felipe Schmidt, Centro, Florianópolis)