A blogueira e ativista cubana Yoani Sánchez foi recebida com protesto por um grupo de cerca de 20 pessoas no aeroporto internacional de Recife, na manhã desta segunda-feira, enquanto outras pessoas, acompanhando o documentarista Dado Galvão, deram-lhe as boas vindas.

Continua depois da publicidade

Yoani desembarcou no portão norte do aeroporto e foi seguida pelos manifestantes até o portão sul. No caminho, eles leram uma carta aberta na qual diziam que o blog dela é um meio de desinformação e que faz uma campanha anti-Cuba. Eles também jogaram dólares falsos na sua direção.

O protesto aparentemente não aborreceu a blogueira. Ela disse que gostaria que em seu país as pessoas pudessem fazer o mesmo.

– Foi um banho de democracia e pluralidade, estou muito feliz e queria que em meu país pudéssemos expressar opiniões e propostas diferentes com essa liberdade – disse.

Com Galvão, diretor do documentário Conexão Cuba-Honduras, no qual é entrevistada, 10 pessoas, entre elas o blogueiro cubano George Fonseca, a aguardavam.

Continua depois da publicidade

A visita é a primeira de uma série viagens que começa pelo Brasil e a levará também a República Checa, Espanha, México, Estados Unidos, Holanda, Alemanha, Peru entre outros. Nos últimos cinco anos, Yoani havia recebido mais de 20 recusas para viajar ao Exterior. Com o sentimento de ter “uma pequena vitória pessoal, jornalística, cidadã e jurídica”, a autora do blog Generación Y disse ter a impressão de viver “um sonho”.

– É uma vitória limitada, porque a reforma migratória de Cuba ainda não contempla a possibilidade de entrar e sair da ilha como um direito – disse a blogueira.

Em janeiro, as autoridades cubanas outorgaram a Yoani o passaporte que ela solicitou após a reforma migratória que flexibiliza as viagens dos cubanos ao Exterior e eliminou embaraçosos e custosos trâmites como a permissão de saída para fora do país. Embora estejam vigentes restrições nas idas ao Exterior para os cubanos, nos últimos dias puderam viajar sem problemas alguns outros críticos do regime.