A chegada da jornalista e blogueira cubana Yoani Sánchez ao Congresso Nacional provocou um grande tumulto no final da manhã desta quarta-feira. Convidada para assistir à apresentação de um documentário em que ela critica o governo de Cuba, Yoani foi recebida por dezenas de deputados de oposição na chapelaria do Congresso, como é chamado o local de embarque e desembarque de parlamentares.
Continua depois da publicidade
Ela chegou em uma van da Câmara dos Deputados, escoltada por homens da Polícia Legislativa. Por causa do grande número de parlamentares e de jornalistas à espera da blogueira, a passagem de veículos chegou a ser interrompida.
Depois de ser hostilizada por manifestantes durante a sua passagem por Recife e Feira de Santana, na Bahia – onde foi impedida de ver o documentário Conexão Cuba-Honduras, do cineasta baiano Dado Galvão -, ela recebeu o convite do deputado Otávio Leite (PSDB-RJ) para assistir ao vídeo na Câmara.
Antes de chegar ao Plenário 1 para a exibição do documentário onde será exibido o documentário, Yoani passou pelo Plenário da Casa e causou confusão ao interromper a sessão que estava em andamento. Dois manifestantes contratos a ela, com uma bandeira de Cuba, gritavam “persona non grata” e “agente da CIA”.
A exibição foi realizada no Plenário 1 da Casa, onde são realizadas as reuniões da Comissão de Constituição e Justiça.
Continua depois da publicidade
– Hoje estamos aqui e isso é espetacular. Foram R$ 600 no bolso e uma câmera emprestada. Estou muito emocionado e feliz porque o cinema documental serviu para fortalecer a liberdade de ir e vir no nosso país – disse Galvão a jornalistas pouco antes do início da exibição.