Devido ao acidente envolvendo a delegação do Brasil-Pe, que acabou causando a morte de dois jogadores e mais o treinador de goleiros, a governadora Yeda Crusius acabou antecipando a divulgação do programa especial para interseccções no Estado.
Continua depois da publicidade
O anúncio foi feito na tarde desta sexta-feira, logo após a sua chegada ao Estádio Bento Freitas, em Pelotas, onde a governadora se solidarizou às famílias das vítimas e anunciou o luto oficial.
Na semana que vem, segundo a governadora, será apresentado o programa especial para melhorar as interseçções no Estado. Ela fez ressalva de que os recursos não serão muitos, mas serão suficientes para priorizar os locais onde ocorrem mais acidentes. Por sinal, este será o critério do Daer para a escolha dos pontos contemplados pelo novo programa, os locais com maiores ocorrências de acidentes graves.
– O ônibus perdeu-se na curva. A curva é absolutamente fechada, de 90 graus, 45 graus. A (curva) volta para o mesmo lugar e por isso tem-se que diminuir a velocidade de 80 para 60 e para 40. Mas será o laudo final, o tacógrafo quem vai dizer (o que aconteceu). Fatalidade é isso mesmo. É incrível que foi no mesmo dia em que um avião teve que planar na água nos Estados Unidos – disse Yeda.
A governadora Yeda Crusius chegou ao Estádio Bento Freitas, em Pelotas, às 16h50min.
Continua depois da publicidade
– Não há o que dizer nessa hora, nessa hora só temos que estar juntos – disse Yeda, ressaltando que o Estado parou para homenagear as vítimas.
A governadora saiu de Porto Alegre e não passou pelo local do acidente. Ela chegou acompanhada do chefe da Casa Civil, José Alberto Wenzel e cumprimentou todos os familiares.
No estádio foram velados os corpos do zagueiro Régis Gouveia e do preparador de goleiros Giovani Guimarães. O enterro está previsto para as 19h desta sexta-feira no cemitério Fragata. O corpo do centroavante uruguaio Claudio Milar, foi velado por cerca de 10 minutos e deixou o estádio rumo ao Chuy, no Uruguai, onde será enterrado no sábado.
O acidente ocorreu por volta das 23h30min de quinta-feira, quando o time voltava a Pelotas após amistoso contra o Santa Cruz, em Vale do Sol. O veículo tombou no anel de acesso à BR-392, na rodovia estadual RS-471, próximo a Canguçu, em um barranco de cerca de 40 metros.
Continua depois da publicidade
Do estádio, a governadora seguiu para o hospital, onde conversou com sobreviventes.

Acompanhe o relato do repórter fotográfico Nauro Júnior.
