Após um período de instabilidade, o Barcelona parece retomar os melhores momentos da temporada. E isso tem tudo a ver com o crescimento de Lamine Yamal. O atacante foi o nome da vitória por 5 a 1 sobre o Betis, nesta quarta-feira, pelas semifinais da Copa do Rei da Espanha.
Continua depois da publicidade
Entre na comunidade exclusiva de colunistas do NSC Total
Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp
Yamal foi o autor de um gol e uma assistência na partida – para o lateral-direito francês Jules Koundé (veja abaixo). Gavi, Raphinha, em jogada de Yamal, e Fernan Torres completaram a goleada, enquanto o brasileiro Vitor Roque descontou de pênalti. Koundé ainda teve um tento anulado por impedimento milimétrico, após passe da joia catalã.
Foi a primeira vez que o atacante de 17 anos fez gol em três jogos seguidos. O crescimento de Yamal rendeu elogios do volante Gavi, outro expoente da base do clube.
– Para mim, é o melhor do mundo, a seguir ao Messi. Lamine é muito bom, o melhor neste momento, mas é ruim compará-lo com Messi, porque só haverá um. Ele é único. Assim como só haverá um Xavi, um Iniesta ou um Busquets. Temos de fazer o nosso próprio caminho – disse Gavi, ao ser perguntado sobre a comparação.
Companheiro das categorias de base do Barça, da La Masia, o zagueiro Pau Cubarsí, também de 17 anos, também elogiou o desempenho de Yamal, ao ser perguntado sobre o atacante:
– Lamine? Há muitos anos que eu gosto da forma que ele joga. E, agora, todos gostam (risos).
O atacante soma nove gols e 12 assistências pelo Barcelona na temporada. Após a conquista da Supercopa da Espanha, no final de semana, o clube escreveu “trinca de ouro” ao falar sobre Yamal, Raphinha e Lewandowski. No total, o Barça soma 88 gols, com uma média de três por partida.
Agora, o clube se prepara para a partida contra o Getafe, sábado, pelo Campeonato Espanhol. O sorteio das quartas de final da Copa do Rei será na segunda-feira.
Continua depois da publicidade
Diego Guichard é correspondente do NSC Total em Lisboa