Com gol do artilheiro Lewandowski, o Barcelona venceu o Alavés por 1 a 0, pela 22ª rodada do Espanhol, neste domingo, e voltou a colar nos líderes de La Liga. Mas a grande estrela da noite foi o garoto Lamine Yamal no Estádio Olímpico Lluís Companys. O atacante teve uma atuação inesquecível com uma jogada que lembrou Messi e Maradona, segundo os jornais europeus.
Continua depois da publicidade
Leia mais notícias do Esporte no NSC Total
Clique aqui para entrar na comunidade do NSC Total Esporte no WhatsApp
Conheça a Tauá Partners, que está interessada na compra da SAF da Portuguesa
Logo aos três minutos, Yamal recebeu a bola antes do meio campo e disparou ao ataque, sem se importar com os marcadores, com jogadas em zigue e zague e mudanças de ritmo. O camisa 19 avançou a dribles e se livrou de seis adversários desesperados, antes de fazer lançamento para Raphinha, que fez o arremate para fora (veja abaixo).
Continua depois da publicidade
O lance logo repercutiu imediatamente, sobretudo nos jornais espanhois. O Marca já coloca o camisa 19 como a principal estrela catalã que “vale o ingresso aos torcedores”.
– Lamine Yamal é a grande estrela deste Barcelona. Marcar, dar assistência ou simplesmente conduzir a bola pelo campo, o jovem jogador do Barça encanta o Montjuïc em todos os jogos, tal como Maradona, Ronaldinho ou Messi fizeram no seu tempo – escreve o Marca.
O gol da partida foi anotado aos 17 do segundo tempo. Após lançamento de Pedri, Yamal chutou cruzado de primeira e o atacante polonês escorou para as redes. Artilheiro do Espanhol, Lewa chegou aos 18 gols na competição e ao 30º em 32 partidas na temporada.
Com o triunfo, o Barça se manteve em terceiro, com 45 pontos e reduziu a distância para o líder Real Madrid, com 49. O time de Carlo Ancelotti pressionou fora de casa, mas acabou derrotado pelo Espanyol por 1 a 0, gol de Carlos Romero.
Continua depois da publicidade
Relembre e compare
Em 18 de abril de 2007, quando tinha 19 anos, Messi correu o campo todo e driblou quem apareceu pela frente no Camp Nou. Fez um dos maiores gols na carreira na vitória por 5 a 2 sobre o Getafe pelas semifinais da Copa do Rei.
Já em 22 de junho de 1986, Diego Armando Maradona fez os dois gols na vitória sobre a Inglaterra por 2 a 1 pelas semifinais da Copa do Mundo do México. Um deles foi chamado de “Gol do Século”, em que o camisa 10 driblou mais de meio time adversário até escorar para as redes.
Diego Guichard é correspondente do NSC Total em Lisboa