O Yahoo! e a America On Line (AOL), empresa da Time Warner, estão próximos de um acordo para juntar suas operações de internet, disseram fontes próximas ao The Wall Street Journal. A movimentação tem o objetivo de impedir a tentativa da Microsoft de comprar o Yahoo!.
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A Microsoft, porém, prepara um novo plano de ataque ao Yahoo! por meio de uma negociação com a News Corp., a empresa de Rupert Murdoch que edita o The Wall Street Journal. Segundo fontes, a Microsoft e a News Corp. ainda não chegaram a um acordo para juntar forças, mas uma pessoa a par do plano disse que as discussões são sérias. O acordo combinaria três dos maiores domínios da internet: o MySpace, da News Corp., o MSN, da Microsoft, e o Yahoo!.
O acordo AOL-Yahoo! incluiria a recompra de algumas ações do Yahoo! a um preço acima da oferta feita pela Microsoft. Junto com um possível acordo para terceirizar ao Google a venda de anúncios em páginas de busca, o plano daria ao Yahoo! uma alternativa à oferta da Microsoft, embora muitos analistas e investidores acreditem que a Microsoft acabará vencendo a disputa. No mínimo, os esforços do Yahoo! podem lhe dar mais poder para negociar um preço mais elevado com a Microsoft.
Há nove semanas, a Microsoft iniciou a batalha pelo Yahoo! com uma oferta em dinheiro e ações avaliada em US$ 44,6 bilhões, ou US$ 31 por ação. Ontem, o acordo valia US$ 29,24 por ação, por causa da queda no preço das ações da Microsoft. As ações do Yahoo! fecharam a US$ 27,77 por ação na bolsa Nasdaq, com alta de 0,25%. O Yahoo! resistiu aos avanços da Microsoft, dizendo que a oferta é muito baixa.
Um acordo entre a Microsoft e a News Corp. para comprar o Yahoo! criaria uma enorme loja unificada para os anunciantes online e juntaria alguns dos maiores players em redes de relacionamento, notícias online e e-mail.
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A Microsoft e a News Corp. já discutiram separadamente com o Yahoo! a possibilidade de uma aliança tripla, disse uma fonte próxima ao assunto. Essa fonte informou que a News Corp. pode investir algum dinheiro como parte do acordo. Mas a aliança tripla também aumentaria a complexidade de qualquer integração pós-acordo em áreas como sistemas de informática, administração e estratégia de desenvolvimento de marcas. Também seria difícil conseguir apoio dos acionistas do Yahoo!.