Ocorre nesta sexta-feira e no sábado o XV Femesc (Fórum das Entidades Médicas de Santa Catarina). O Femesc é o mais importante evento de defesa profissional da medicina e da saúde catarinense, em Florianópolis e terá terá como sede o Centro de Eventos ACM (Associação Catarinense de Medicina). Um dos temas centrais dos debates será a instalação das Organizações Sociais (OS) na saúde, seus lados positivos e negativos.
Continua depois da publicidade
Entre os convidados especiais da programação estará o médico sanitarista Gonzalo Vecina Neto, Superintendente Corporativo do Hospital Sírio Libanês, de São Paulo, que vai ministrar a conferência de abertura sobre Desafios na Saúde Pública do Brasil.
Além de dirigentes das entidades e médicos catarinenses, esta edição trará para a Capital outros importantes convidados como Desiré Carlos Callegari, secretário do Conselho Federal de Medicina; Wladimir Taborda, assessor da Secretaria de Estado de São Paulo; Dalmo Claro de Oliveira, Secretário de Estado da Saúde; Lio Marcos Marin, Procurador-Geral de Justiça (MPSC).
O evento é promovido pelo Conselho Superior das Entidades Médicas (Cosemesc), que tem como coordenador o presidente da ACM, Aguinel José Bastian Junior, e congrega também o Cremesc – Conselho Regional de Medicina, o Simesc – Sindicato dos Médicos de Santa Catarina e o Simersul – Sindicato dos Médicos da Região Sul do Estado.
Continua depois da publicidade
Ao final da programação, será redigida a Carta de Florianópolis, registrando os resultados alcançados pelas discussões e o planejamento das ações do Cosemesc para os próximos 12 meses.