A prefeitura de Xanxerê publicou dois novos decretos neste domingo (28) com medidas para o combate ao coronavírus. Além do fechamento das atividades não essenciais, o município decidiu convocar médicos da rede privada para atuar no sistema público. A cidade vive um estado de colapso na rede de saúde, com UTIs lotadas e mais de 20 pessoas aguardando leitos no Hospital Regional São Paulo, referência da região.
Continua depois da publicidade
> Em menos de 7h, três pessoas morrem em Xanxerê à espera de leitos de UTI
> Clique aqui e receba as principais notícias de Santa Catarina no WhatsApp
Mantendo as medidas que entraram em vigor na quinta-feira (25), somente os serviços essenciais podem funcionar em Xanxerê até o dia 8 de março. O comércio segue fechado e as atividades autorizadas deverão seguir medidas sanitárias com limitação da ocupação dos ambientes, distanciamento social e aferição de temperatura.
Os serviços de alimentação podem funcionar com entregas em delivery ou retirada no balcão, e escritórios de contabilidade, advocacia e outros serviços empresariais estão autorizados a trabalhar de portas fechadas, sem atendimento ao público.
Continua depois da publicidade
Utilizando um dispositivo legal que está previsto na legislação estadual e nacional durante a pandemia, a prefeitura de Xanxerê vai também convocar médicos, fisioterapeutas e psicólogos da rede particular para que atuem no sistema público de saúde. A convocação vale para todos os profissionais da cidade e prevê multa e até sanções como a suspensão do alvará de clínicas aos que se negarem a responder.
Conforme o procurador-geral do município, Fernando Dal Zot, a convocação será publicada neste domingo e os profissionais da rede particular terão 48 horas para se apresentar à Secretaria de Saúde. Após esse prazo, os que não tiverem respondido serão convocados pessoalmente.
Os médicos terão que prestar seis horas semanais de serviço pelas próximas duas semanas. Eles serão incluídos na escala da Secretaria de Saúde e encaminhados para atendimento no Hospital Regional São Paulo ou no ambulatório de campanha. Posteriormente, os médicos poderão exigir ou não a indenização pelas horas trabalhadas.
– Queremos voluntariado, mas se for necessário teremos que fazer convocações pessoais. Estamos contratando médicos, mas a dificuldade para encontrar pessoas para atuar na linha de frente está cada vez maior, então com base na lei vamos fazer essa requisição de profissionais – explicou o procurador.
Continua depois da publicidade
> Policiais e bombeiros fazem oração em frente a hospital e posto de saúde em Xanxerê
Cidade recebeu respiradores enviados pelo Ministério da Saúde
A prefeitura de Xanxerê confirmou também a chegada de 20 respiradores portáteis enviados pelo Ministério da Saúde. A carga chegou na cidade neste domingo (28) no início da tarde, e foi encaminhada ao Hospital Regional São Paulo e ao ambulatório de campanha.
Conforme a Secretaria de Saúde, nove pessoas estão internadas no momento no ambulatório de campanha, enquanto 23 pessoas esperam por leitos de UTI Covid-19 no Hospital Regional São Paulo. No momento, 14 pacientes estão intubados na unidade hospitalar.
Leia também
SC registra novos picos de casos ativos e de UTIs ocupadas em toda pandemia
OPINIÃO: “Colapso” é pouco para descrever o perigo que SC aceitou encarar na pandemia de Covid-19
Continua depois da publicidade
O que abre e fecha em SC nos próximos fins de semana com as novas restrições