A prefeitura de Xanxerê anunciou lei seca durante os próximos dias e o fechamento de serviços não essenciais a partir desta quinta-feira (25). As medidas fazem parte de um decreto que prorrogou algumas ações já adotadas e estabeleceu novas regras.

Continua depois da publicidade

A lei seca passa a valer às 21h desta quinta. Fica proibida a venda de bebidas alcoólicas em toda a cidade e também a reunião de pessoas para o consumo em espaços públicos, particulares e áreas comuns de condomínios.

> Clique aqui e receba as principais notícias de Santa Catarina no WhatsApp

Além do fechamento do comércio, as aulas presenciais em todos os níveis de ensino foram suspensas até o dia 31 de março. As atividades em indústrias foram proibidas até domingo (28) e os postos de combustíveis podem atender apenas serviços de pista, sem vendas nas conveniências.

Os supermercados podem funcionar com capacidade limitada, que não é especificada pelo decreto. Serviços como petshops ficam fechados, sendo permitido apenas atendimentos de urgência em clínicas veterinárias.

Continua depois da publicidade

Confira as principais medidas do decreto de Xanxerê

  • Aulas presenciais na rede pública e privada em todos os níveis de ensino ficam suspensas até o dia 31 de março;
  • A venda de bebidas alcoólicas fica proibida até o dia 1º de março;
  • Suspensão das atividades em indústrias, comércios não essenciais até o dia 28 de fevereiro;
  • Postos de combustíveis podem funcionar apenas com serviços de pista, sem o funcionamento de lojas de conveniência;
  • Restaurantes e lanchonetes podem funcionar apenas com serviço de delivery.

As medidas passam a valer já nesta quinta-feira (25). A fiscalização, no entanto, começará a partir das 12h para que os comerciantes possam se adaptar. O descumprimento do decreto pode implicar na suspensão do alvará e na paralisação das atividades. A fiscalização das medidas fica a cargo da Vigilância Sanitária e Defesa Civil Municipal, com apoio dos órgãos de segurança pública.

> SC anuncia restrições por 15 dias em praias, ônibus, casas noturnas e outras atividades

Município recebe cinco respiradores

O prefeito de Xanxerê Oscar Martarello (PSDB) disse em entrevista à NSC TV na manhã desta quinta, que a cidade deve receber cinco respiradores e que a há uma avaliação para transformar uma ala de enfermaria do Hospital Regional São em leitos de UTI para o atendimento de pacientes com a Covid-19. Ainda na entrevista, Martarello descreveu a situação caótica vivida pela cidade.

> SC tem o dia mais crítico para as UTIs devido ao avanço da covid-19

— Além desses 25 pacientes que aguardam na fila do Hospital São Paulo, nós temos 17 no ambulatório do município e outras pessoas chegando. Nós criamos um ambulatório de campanha em 12h e mesmo assim nós percebemos que tão logo estará lotado. Precisamos de mais espaço — comentou o prefeito.

Continua depois da publicidade

> Mapa da ocupação dos leitos Covid mostra o colapso se espalhando por Santa Catarina

Segundo o último boletim da Secretaria de Estado da Saúde, Xanxerê já confirmou 5.622 casos e 53 óbitos pela Covid-19. São 542 casos ativos na cidade.

Leia mais:

Vizinho que reclamava de tudo é condenado a pagar R$ 5 mil a idosa em Balneário Camboriú

“Colapso” é pouco para descrever o perigo que SC aceitou encarar na pandemia de Covid-19

Mulher que reclamou de bacon no cachorro-quente deixa Florianópolis após ameaças de morte