Devido ao aumento do aparecimento de escorpiões e acidentes registrados em dois bairros, a Secretaria de Saúde de Xanxerê intensificou as ações de busca ativa pelo animal. A ação já resultou na localização de 30 escorpiões em pontos monitorados, desde o início do verão.

Continua depois da publicidade

O trabalho para controlar a população desses animais e reduzir riscos à saúde, ocorre à noite, através de fiscais da Vigilância Sanitária e biólogos da Regional de Saúde de Xanxerê.

Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp

A ocorrência de escorpiões no município não é uma novidade, principalmente no verão, quando é mais quente e chuvoso, o que todos os anos leva à necessidade de intensificar ações de prevenção.

Para este ano, a Secretaria de Saúde também prepara ações educativas, que serão realizadas em escolas. A ideia é orientar as crianças e adolescentes sobre medidas de prevenção de acidentes com o animal e seu controle.

Continua depois da publicidade

Em janeiro, duas buscas foram feitas, e novas estão previstas para fevereiro. Os exemplares coletados são identificados e analisados.

A população deve colaborar eliminando condições favoráveis à proliferação, como acúmulo de lixo e presença de baratas, aranhas, grilos e outros animais que podem atrair a presença de escorpiões. Irregularidades em imóveis serão notificadas.

Em caso de acidente, a orientação é procurar atendimento médico.

Ao encontrar um escorpião vivo e conseguir coletar, o morador deve guardá-lo em um frasco com tampa e enviar para a Vigilância Sanitária do município, para que haja a notificação e o local passe a ser monitorado.

Continua depois da publicidade

Infestação em Coronel Freitas

Também neste ano, uma infestação de escorpiões foi encontrada em uma área residencial de Coronel Freitas, também no Oeste catarinense. Na cidade, ao menos 15 escorpiões foram capturados, além de duas exúvias (as casquinhas resultantes da troca do esqueleto) encontradas pela equipe de Vigilância Epidemiológica do governo estadual.

Os escorpiões encontrados são Tityus costatus. Eles são comuns no Sul do país, e têm cerca de sete centímetros de comprimento. São animais peçonhentos, ou seja, possuem veneno.

Leia também

Mais de 50 escorpiões são encontrados na mesma região em cidade de SC