Além da Capital do Carvão, Criciúma, no Sul de Santa Catarina, está prestes a se tornar a Capital do X-Salada. Na última segunda-feira (11) o município sancionou o Projeto de Lei (PL) que decretou oficialmente o lanche como patrimônio imaterial da cidade. 

Continua depois da publicidade

Siga as notícias do NSC Total pelo Google Notícias

Conforme o vereador Zairo Casagrande, autor do projeto, o objetivo da criação da lei é fortalecer, promover e incentivar o comércio local.  Em Criciúma, pelo menos 60 estabelecimentos vendem o lanche. 

— O jeito de preparar, o gosto e o pão são diferentes. Temos mais de 50 estabelecimentos em Criciúma que vendem X-Salada, ou seja, traz um impacto econômico — afirma. 

O vereador ainda ressalta que com a criação da lei, é possível criar uma rota e um festival de X-Salada. 

Continua depois da publicidade

— Nossa missão é fortalecer os empreendedores. Os estabelecimentos locais que comercializam X-Salada estão disputando mercado com empresas nacionais e internacionais.

A historiadora Joice Quadro explica a importância cultural do X-Salada para Criciúma. Segundo ela, o município é uma cidade industrial que mantém como atração no fim do dia ir às lanchonetes com amigos e colegas para comer o lanche.  Agora, o objetivo do projeto é tornar Criciúma Capital do X-Salada. 

*Sob supervisão de Diane Ziemann

Publicidade

Além de muita informação relevante, o NSC Total e os outros veículos líderes de audiência da NSC são uma excelente ferramenta de comunicação para as marcas que querem crescer e conquistar mais clientes. Acompanhe as novidades e saiba como alavancar as suas vendas em Negócios SC.

Leia mais

Termômetros nas alturas: saiba até quando vai o calorão em SC

SC passa a ter nova cidade entre as 25 mais ricas do país