A Costa do Sauípe, com seus resorts no litoral baiano, recebe a partir desta terça, dia 14, a 14ª etapa do circuito World Qualifying Series (WQS), a divisão de acesso à elite mundial, o WCT. O evento nível cinco estrelas começa às 8h com a primeira das três rodadas de 24 baterias. O campeonato, que distribui US$ 100 mil em prêmios, se encerra no domingo.

Continua depois da publicidade

Nesta segunda, os competidores aproveitaram para fazer o reconhecimento da área. A maioria não conhecia esta parte do litoral norte da Bahia e gostou das condições do mar, com ondas variando de 1 a 1,5 metro de altura.

– A onda tem uma força e está abrindo bastante, dando para executar várias manobras. Está rolando até tubo aqui no inside (mais perto da praia) – disse o cearense Márcio Farney, logo após sair de mais uma sessão de treinos na Costa do Sauípe.

O Billabong Costa do Sauipe começa com um duelo internacional, entre o havaiano Ola Eleogram e os norte-americanos Gary Wheeler e Scott Posner.

Dos 90 atletas escalados na primeira fase, que reúne os surfistas sem muitos pontos no ranking mundial, 35 são estrangeiros, representando 10 países.

Continua depois da publicidade

As principais estrelas só devem estrear na quinta, pois os cabeças-de-chave foram escalados na terceira rodada. Dessa lista, fazem parte os 44 surfistas mais bem colocados no ranking mundial e quatro convidados pelos organizadores.