Depois de um breve suspense, foi confirmada nesta sexta, dia 1º de abril, a realização em Florianópolis da quarta edição do Onbongo Pro Surfing, etapa nível máximo – seis estrelas – do circuito World Qualifying Series (WQS), a divisão de acesso à elite mundial.
Continua depois da publicidade
A confirmação foi feita pelo diretor da Associação Sul-Americana de Surfe Profissional, Roberto Perdigão. O evento é o único WQS nível seis estrelas da América do Sul.
A disputa acontecerá entre os dias 25 e 30 de outubro, na Praia Mole, na costa leste de Florianópolis. A prova terá um total de US$ 125 mil em prêmios e distribuirá 2.500 pontos no ranking que classifica 15 surfistas para o World Championschip Tour (WCT), que reúne a elite do surfe mundial.
Faltou pouco para o evento ser cancelado por falta de verbas. O prazo de confirmação foi esticado em mais um dia e as últimas parcerias foram fechadas nesta sexta para a realização do WQS.
Com isso, fica confirmada a perna brasileira de final de ano do circuito mundial de surfe profissional. A abertura será no WQS de nível quatro estrelas Reef Classic, de 19 a 23 de outubro, na Praia de Maresias, em São Sebastião (SP), que está de volta ao calendário depois de um ano de ausência.
Continua depois da publicidade
Na seqüência, vem o Onbongo Pro Surfing, na Praia Mole. De 31 de outubro a 9 de novembro acontece a terceira edição do Nova Schin Festival WCT Brasil móvel pelas principais de Santa Catarina, mas com sua sede principal novamente instalada na Praia da Joaquina, também em Florianópolis.
– Ontem (dia 31), pedimos mais um diazinho para o Perdigão e no último minuto do segundo tempo conseguimos um acerto com a Nova Schin, que assim como no ano passado entrará como apoiador-master apresentando o Onbongo Pro Surfing de novo – contou Tino Aronne, diretor da Onbongo, responsável pela realização do evento.
No ano passado, o vencedor do Onbongo Pro na Praia Mole foi o australiano Richard Lovett, seguido pelo carioca Raoni Monteiro, pelo norte-americano Tim Reyes e pelo catarinense Neco Padaratz, na quarta colocação.