Fernando de Noronha será a sede do primeiro grande confronto internacional do Circuito Mundial de Surfe Profissional 2005. Um total de 14 países estarão representados na 20ª edição do Hang Loose Pro Contest – válido pela segunda etapa do World Qualifying Series (WQS). O evento começa nesta segunda, dia 14 e vai até o próximo domingo.
Continua depois da publicidade
O campeonato vai inaugurar um novo formato de competição que está sendo implantado nas principais provas do WQS) com as primeiras rodadas passando de 16 para 24 baterias.A premiação aumentou de US$ 75 mil para US$ 100 mil e o campeão agora ganha 2.000 pontos no ranking que garante 15 vagas na elite mundial.
A maioria dos inscritos é do Brasil, mas surfistas de outros 13 países vieram competir no primeiro grande evento da temporada. A Austrália, os Estados Unidos e a África do Sul formam os maiores esquadrões estrangeiros em Fernando de Noronha, com cerca de dez atletas cada.
Apesar de terem perdido a hegemonia no ano passado com a vitória do sul-africano Warwick Wright, os brasileiros Paulo Moura e Neco Padaratz são os grandes favoritos para vencer o campeonato de surfe mais tradicional da América do Sul.
Continua depois da publicidade