O primeiro dia do Onbongo Pro Surfing, da 37ª edição do Circuito Mundial WQS de surfe, iniciou às 8h com ondas regulares de um metro de altura na Praia Mole, em Florianópolis.
Continua depois da publicidade
Metade dos oitenta surfistas que estrearam já caiu fora da disputa do prêmio de US$ 125 mil que a competição dá. Foram realizadas vinte das 24 baterias da primeira rodada.
Ao todo, 191 surfistas de 18 países disputam a competição na Ilha de Santa Catarina. Todos os dias as disputas começarão às 8h, com previsão para término entre as 16h e as 17h.
Os competidores foram divididos em três fases e os mais bem colocados no ranking mundial, como o atual líder do WQS, Adriano de Souza, o Mineirinho, o convidado Tom Curren e os tops do WCT, só entram na última delas, prevista para começar na quinta-feira, dia 27.
A competição é a última parada antes das duas etapas finais do Havaí, que vão fechar a lista dos quinze surfistas indicados para completar a elite mundial do WCT em 2006.
Continua depois da publicidade
Em Florianópolis o vencedor marca 2,5 mil pontos e muitos podem confirmar a vaga com a vitória na Praia Mole.
Um total de 99 brasileiros vai tentar o primeiro título verde-amarelo em Santa Catarina, contra representantes de outros dezessete países.
O maior esquadrão estrangeiro é da Austrália, com 32 participantes, seguido pelos Estados Unidos (18), África do Sul (9), Espanha (8), Havaí (5) e França (4).