De olho nas oportunidades de negócios na região Norte de Santa Catarina e disposto a formar uma forte rede de relacionamento empresarial, o World Trade Center inaugurou nesta quinta-feira, em cerimônia no V12, seu escritório em Joinville.

Continua depois da publicidade

O representante da maior rede de negócios do mundo na cidade, Vanderlei Palhano, afirma que, até o fim do ano, estará formado o conselho com representantes de 40 empresas. Além disso, o grupo se prepara para prospectar novos negócios, com foco no mercado imobiliário. A instituição realiza um estudo para definir o perfil de um complexo comercial e residencial na cidade.

– Já temos o investidor para a parte de infraestrutura -, diz Palhano, que contou ainda com a presença do presidente do conselho do World Trade Center no Brasil, o fundador da Embraer, Ozires Silva.

O vice-prefeito de Joinville, Rodrigo Coelho, afirmou que a vinda do WTC faz com que os olhos de todos se voltem para cidade, resultando em novos investimentos mais para frente. Por parte do poder público, Coelho ressalta que o município precisa se preparar para receber demandas crescentes nas áreas de saúde, educação, cultura, turismo e mobilidade urbana, e destacou a aprovação da LOT como fator importante para o desenvolvimento.

Continua depois da publicidade

Espaço para a gestão internacional

Por meio da troca de experiência entre líderes, um dos desafios do WTC é difundir práticas de gestão que dominam o mundo dos negócios internacionais, determinantes para atração de investimentos.

– Para avançar na internacionalização, há a necessidade de implementação de práticas como controles internos, processos de auditoria, padronização de atividades, governança e tecnologia, tanto para ativos quanto para produtos -, sugere Palhano.

No ambiente internacional, a administração é profissional, explica, voltada para resultados, com uma cadeia logística desenvolvida e comércio internacional. Segundo o executivo, o Estado apresenta oportunidades de bons negócios. A vinda da BMW, por exemplo, é vista como fator importante para impulsionar a cadeia automotiva na região.

Continua depois da publicidade