Nesta quinta-feira (24) a Microsoft anunciou o lançamento do Windows 11 em conferência virtual transmitida nas plataformas da empresa. As novidades do novo sistema operacional confirmaram os novos recursos vistos nas últimas semanas, quando fotos e até uma versão beta do sistema vazaram na internet.
Continua depois da publicidade
> Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo Whatsapp
A nova versão do Windows traz uma interface mais limpa, cantos arredondados e outras mudanças significativas de design, como o reposicionamento dos ícones da barra de tarefas ao centro.
O Menu Iniciar também sofreu mudanças. As live tiles, que tem acompanhado a interface do sistema desde o lançamento do Windows 8 há quase dez anos, dão lugar aos ícones dos aplicativos. A disposição do menu também mudou, com os apps mais usados sendo recomendados ao usuário pelo próprio algoritmo da Microsoft.
Can’t. Stop. Watching. #Windows11 #MicrosoftEvent pic.twitter.com/3gNPzMVmLe
— Windows (@Windows) June 24, 2021Continua depois da publicidade
Na barra de tarefas, ainda é possível encontrar um novo ícone de pesquisa, que dá espaço para um sistema de buscas que integra arquivos locais, aplicativos instalados e a web.
Há ainda um menu com widgets, que se parecem mais com as atuais live tiles do que com os homônimos presentes no Windows Vista e 7. Eles trazem atualizações de tempo, esportes e notícias.
Novo gerenciamento de janelas e atualizações

O gerenciamento de janelas do Windows Explorer também foi atualizado. Quando o usuário clica no botão para maximizar o aplicativo, surgem opções de reposicionamento nos cantos da tela de diferentes formas. O recurso é chamado pela Microsoft de Snap Layouts.
> Quais os melhores antivírus grátis?
As atualizações do sistema também passarão a ser mais eficientes. A promessa da Microsoft é que elas sejam até 40% menores e que aconteçam no plano de fundo, sem atrapalhar a utilização do computador.
Continua depois da publicidade
O Microsoft Teams também será integrado ao sistema. A plataforma de videochamada poderá ser acessada diretamente da barra de tarefas, permitindo o envio de mensagens e realização de ligações de forma mais rápida. A mudança é significativa e parece apontar um distanciamento da empresa do Skype, que possuía mais destaque no Windows 10.
Novidades para aplicativos e jogos

Para os gamers de plantão, o novo Windows terá o recurso de melhoramento de imagem Auto HDR, assim como os novos consoles Xbox Series X e S. O Xbox Game Pass também será integrado ao sistema, a partir de um novo aplicativo do Xbox para Windows.
A nova loja de aplicativos Microsoft Store também foi anunciada. Com suporte para diversos tipos de programas, a promessa é que os usuários encontrem todos os apps que precisam diretamente na nova plataforma.

Há ainda permissão para os desenvolvedores usarem suas próprias formas de pagamento nos apps oferecidos na Microsoft Store, diferentemente do que ocorre na App Store da Apple, por exemplo. Por fim, a Microsoft anunciou que aplicativos de Android também integrarão a loja e prometeu divulgar novidades nos próximos meses.
Continua depois da publicidade
Assista a conferência completa
We’re going live soon! Set a reminder to tune in at 11 am ET https://t.co/3CKD2nMYf3
— Windows (@Windows) June 24, 2021
Leia também:
Golpe do WhatsApp: saiba o que fazer e entenda tudo sobre
Mitos e verdades sobre os efeitos colaterais da vacina contra Covid-19
O que são as variantes do coronavírus e como elas impactam Santa Catarina