Pela primeira vez que desde que entrou na zona de rebaixamento, o Figueirense vive uma boa fase na Série A. Resultado de ações recentes do clube que afastou oito jogadores, contratou um coach para ajudar no lado psicológico e trouxe de volta o técnico Márcio Goiano, esse último um pedido da torcida.

Continua depois da publicidade

Quem está liderando a recuperação alvinegra são quatro jogadores. Wilson, Jackson, Túlio e Aloisio melhoraram o desempenho em campo e são agora peças importantes do esquema de Goiano. O Diário Catarinense levantou cinco motivos para acreditar na saída do Z-4.

Vencer a Ponte Preta

O Figueirense tem que vencer a Ponte Preta fora de casa, no sábado, às 18h30min, no Moisés Lucarelli. A equipe paulista é do mesmo nível da catarinense e faz uma campanha regular na Série A. Por isso, ganhar da Macaca em Campinas (SP) não é a missão das mais complicadas. Se vencer, o time do Estreito pode ficar apenas um ponto do Coritiba, primeira equipe fora da zona de rebaixamento.

Márcio Goiano

Continua depois da publicidade

Goiano não trouxe apenas o suporte do torcedor de volta ao Orlando Scarpelli. Aos poucos, ele vai arrumando a defesa e o meio-de-campo alvinegro. A aposta é continuar com a marcação forte e confiar no trio de volantes: Jackson, Claudinei e Túlio. Ainda existe problemas para serem arrumados, um deles o substituto de Fernandes que contra a Ponte ainda pode ficar de fora do time.

Paz política

Nestor Lodetti se afastou do clube, Odorico Durieux assumiu a precedência. O comitê de transição continua trabalhando para cortar gastos e analisar o documento entre o clube e a parceira Alliance Sports. Com Vanderlei Silva como vice de Futebol o gerente de Futebol, Chico Lins, tem mais tranquilidade para trabalhar e mais voz. O elenco gosta e confia em Chico.

Torcida apoiando o time

O torcedor voltou a acreditar que é possível sair da zona de rebaixamento. O apoio voltou com a contratação de Márcio Goiano e com ele os resultados positivos também voltaram, assim o alvinegro está acreditando no time e cantando junto. Os jogadores já perceberam que o apoio mudou.

– A torcida jogando com a gente dá um motivação e aqui em casa o clima fica diferente – disse Túlio na saída de campo após a vitória contra o Corinthians.

Continua depois da publicidade

Jogadores decisivos

Com Goiano o Figueirense encontrou um time. A base dessa esquie passa por quatro jogadores: Wilson, Jackson, Túlio e Aloisio. Artilheiro do Furacão na temporada, Aloisio já marcou cinco gols nos últimos quatro jogos, a confiança do artilheiro voltou e com ele os gols. Wilson voltou a ser o capitão da equipe, e sem suas defesas decisivas o time não teria vencido o Corinthians. Jackson dá consistência ao meio-de-campo, já Túlio na experiência de seus 36 anos parece um garoto em campo e é ele que dá o ritmo no setor.

Wilson

Capitão da equipe, Wilson voltou a ser decisivo. As defesas dele levaram o time a vitória contra o Corinthians e é um dos lideres da equipe.

Jackson

Depois que Ygor foi vendido ao Internacional o Figueirense ficou sem um volante que organizasse o meio-de-campo. Argel Fucks pediu a contratação de Fabiano Silva, que não resolveu o problema e hoje está afastado. A solução foi caseira, Jackson hoje é titular absoluto.

Túlio

Túlio pode ser eleito o melhor jogador do Figueirense na Série A. Regular, o volante é o motor do meio-de-campo. Apesar da idade, 36 anos, ele mantém o ritmo em campo e foi nos pés de Túlio que nasceu o gol de Caio, contra o Timão.

Continua depois da publicidade

Aloisio

O Boi Bandido voltou a marcar gols, artilheiro do Estadual com 14, Aloiso passou grande parte do Brasileirão sendo criticado pelos gols perdidos. A partir do jogo contra o Coritiba, quando marcou três gols, Aloisio deixou o azar de lado e virou titular incontestável.