Willem-Alexander e sua esposa Máxima, de origem argentina, se tornaram reis da Holanda após a abdicação da rainha Beatrix, na primeira mudança monárquica do século XXI na Europa. “Eu, a rainha Beatrix, abdico em favor de meu filho Willem-Alexander”, afirma o documento assinado no Palácio Real de Amsterdã (Dam).

Continua depois da publicidade

– Querida mãe. Hoje abdica após 33 anos no trono, aos quais te agradecemos por tudo que fez. Em nome da rainha, eu agradeço por todo o apoio prestado à coroa – disse o novo rei Willem-Alexander, de 46 anos, em tom solene, mas muito emocionado, ao saudar a multidão na varanda do Palácio.

A praça Dam recebeu 25 mil pessoas, vestidas de laranja, como corresponde à Casa de Orange, segundo a polícia. O rei apareceu ao lado da mãe, que não conseguiu conter as lágrimas, e da rainha Máxima. Também estavam presentes a filha mais velha do casal, Amalia, de nove anos, que passou a ser chamada de Princesa de Orange, título da herdeira, e das pequenas princesas Alexia e Ariane.

A mãe e as meninas usavam vestidos da marca belga Natan. “Obrigado Bea”, afirmaram aos gritos os holandeses.

– Willem-Alexander estará acima dos partidarismos e será sensível às necessidades atuais. Para isto precisa do apoio de seu povo – afirmou na segunda-feira em um discurso Beatrix, de 75 anos, que voltou a ser princesa da Holanda.

Continua depois da publicidade

Willem-Alexander é o primeiro homem a assumir o trono da Holanda nos últimos 123 anos e, ao lado da esposa, formará o casal real mais jovem das monarquias ocidentais.

– Neste momento, a monarquia pode estimular o respeito à democracia e estimular a coesão e integração social – destacou a agora princesa Beatrix.

Tomada pela cor laranja, Amsterdã está em festa. Mais de 800 mil pessoas lotaram os canais e praças da cidade para o evento, que tem um custo de 11 milhões de euros, segundo a prefeitura. Mais de 10 mil policiais foram mobilizados.

A cerimônia oficial de entronização de Willem-Alexander acontecerá na medieval Nieuwe Kerk (Igreja Nova), repleta de flores, como corresponde na Holanda, onde são símbolo nacional. Na mesma Igreja, o primogênito da rainha se casou com Máxima Zorreguieta, há 11 anos.

Continua depois da publicidade

O novo rei deve jurar ante os povos do Reino “observar e respeitar sempre o Estatuto do Reino e a Constituição”. Depois do juramento, será oficialmente investido Rei pelo país e os Estados caribenho de Aruba, Curaçao e Sint Maarten, antigas colônias da Holanda. Como na Holanda não há coroação, e sim investidura, o rei nunca usa a coroa na cabeça, explicou a Casa Real holandesa.