Uma geladeira que avisa quando o seu iogurte está prestes a vencer e que permite que você compartilhe a lista de compras com amigos e familiares pelo celular. Uma máquina que lava as roupas na metade do tempo e decide sozinha quanto sabão usar.
Continua depois da publicidade
E acessórios para a cozinha e limpeza, como fôrmas que ajudam o bolo a sair com perfeição ou tampas inteligentes que fecham todo tipo de pote. Estas são algumas das novidades que as marcas Brastemp e Consul começam a colocar no mercado neste mês.
Algumas nasceram no centro tecnológico que a multinacional tem em Joinville. É o caso da geladeira inteligente Inverse Maxi. O produto interage com smartphones por meio de um aplicativo gratuito que permite que você cadastre a lista de compras na memória da geladeira e a leve no celular.
Além da lista, você pode cadastrar também as datas de validade dos produtos e receber alertas quando eles estão vencendo. Outra tecnologia exclusiva do novo refrigerador é o compartimento de gelo inteligente, que percebe e avisa quando a água da máquina de gelo está no fim e produz mais cubos ao notar que você retirou do compartimento.
Continua depois da publicidade
Outra aposta da Whirlpool é a linha de acessórios. São opções para a cozinha e limpeza, como uma máquina de embalar a vácuo caseira e formas de silicone para cozinha a vapor no microondas.
Os produtos não são fabricados pela multinacional e, segundo o vice-presidente de marketing e vendas da Whirlpool América Latina, Sérgio Leme, são uma oportunidade de atuar em novos nichos.
– Ao fazer uma geladeira, estudamos o processo de conservar os alimentos. Por isso, faz sentido termos uma tampa inteligente para portes que atuem neste processo -, exemplifica.
Continua depois da publicidade
As novidades anunciadas por Leme, com a ajuda das atrizes Marisa Orth e Tatá Werneck, têm em comum a luta contra o tempo. Brastemp quanto Consul estão apostando em produtos que agreguem praticidade e acabem com a “perda de tempo” de quem cuida da casa.
Expectativa
O vice-presidente da Whirlpool, Sérgio Leme, afirma que o primeiro semestre deste ano foi ótimo para o mercado da linha branca e, com a prorrogação da redução do IPI, acredita que os meses até o fim do ano podem ser ainda melhores.
– A demanda deve aumentar a partir deste mês até março -, diz.
Para ele, o mercado aquecido é explicado pelo bom momento da economia e pelo nível de emprego, pois “quando o consumidor se sente seguro, compra produtos da linha branca”.
Continua depois da publicidade