Whey protein, como e quando tomar?! Sabemos que whey protein é uma proteína extraída do soro do leite durante o processo de fabricação do queijo. Por esse você não esperava, não é?! Ele é considerado uma proteína de alto valor biológico, ou seja, contém todos os aminoácidos essenciais que o corpo humano não produz e precisa obter por meio da alimentação.

Continua depois da publicidade

Existem basicamente três tipos principais de whey protein que você precisa conhecer para saber qual pode encaixar melhor na sua realidade:

  • Concentrado (WPC): contém cerca de 70–80% de proteína, além de lactose e pequenas quantidades de gordura.
  • Isolado (WPI): contém 90% ou mais de proteína, com menos lactose e gordura.
  • Hidrolisado (WPH): passa por um processo de pré-digestão, facilitando a absorção pelo organismo, justamento pelo fato de a molécula já estar apta para ser absorvida não precisando passar pelo processo digestivo antes.

Para intolerantes à lactose, a melhor opção seria whey protein isolado, hidrolisado ou caso ainda tenha desconfortos ao consumi-lo como enjoo ou sensação de estufamento, uma opção de proteína vegetal em pó ou proteína do colágeno pode fazer mais sentido e causar melhor bem-estar! 

Como todo suplemento, a sua função principal é complementar uma dieta rica em proteínas, vitaminas e nutrientes de boa qualidade. E isso não anula o fato de que ainda é indispensável termos uma alimentação rica e variada com bons pratos de comida! 

Continua depois da publicidade

O principal objetivo do whey protein é auxiliar na recuperação e no crescimento muscular, especialmente quando o indivíduo é praticante de atividades físicas intensas. E entre seus benefícios, podemos destacar o estímulo do maior aumento da massa magra (hipertrofia); a melhora na recuperação muscular e consequentemente, a redução de perda; traz maior facilidade no consumo de proteína para quem tem rotina corrida, além de ajudar no controle do apetite, auxiliando em dietas de emagrecimento.

Tenha atenção na lista de ingredientes, para não consumir um produto rico em corantes ou presença de açúcares, já que o objetivo principal aqui é justamente potencializar a saúde, e não a comprometer! 

A ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) é responsável por regulamentar e aprovar suplementos comercializados no Brasil. Logo, segue algumas marcas reconhecidas e com histórico de conformidade com a ANVISA incluem: Probiótica, IntegralmedicaMax TitaniumGrowth SupplementsEssential NutritionAtlhetica NutritionNutrata.

Para melhor garantia e segurança de que está consumindo um produto autorizado, você pode verificar o número de registro na embalagem e consultá-lo no site oficial da ANVISA.

Continua depois da publicidade

Uma maneira prática e saborosa de consumir o whey protein no seu dia a dia, é em forma de shake. Veja uma receita simples e nutritiva:

Shake de Banana com Whey (Pós-Treino)

Ingredientes:

  • 1 banana madura
  • 1 scoop (30g) de whey protein sabor baunilha ou chocolate
  • 200 ml de leite desnatado ou bebida vegetal (amêndoas, coco, etc.)
  • 1 colher de sopa de aveia (opcional)
  • Gelo a gosto!

Modo de preparo:

  1. Bata todos os ingredientes no liquidificador até obter uma mistura homogênea.
  2. Consuma imediatamente após o treino.

Dica: se quiser uma versão mais refrescante, congele a banana antes de usar. Para maior valor energético, adicione 1 colher de pasta de amendoim.

Continua depois da publicidade

O whey protein é um suplemento eficiente e prático para quem busca melhorar o desempenho físico e atingir objetivos como ganho de massa muscular ou recuperação mais rápida após os treinos. Escolher marcas aprovadas pela ANVISA garante a qualidade e segurança do produto. Com receitas simples, é possível integrá-lo facilmente à rotina.

 *Duda Costa é nutricionista e escreve sobre performance esportiva