Desbloquear o celular e dar de cara com o WhatsApp fora do ar ou com instabilidades pode ser um tanto comum (e frustrante). Com mais de dois bilhões de usuários mundo a fora, é normal o relato de problemas no uso do aplicativo, o que não significa necessariamente que o serviço está fora do ar.
Continua depois da publicidade
> Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo Whatsapp
Se o seu aplicativo não consegue enviar mensagens, permanece tentando se conectar a internet ou apresenta quaisquer outras instabilidades, alguns passos podem ser tomados para identificar as origens do problema.
1 – Conferir se outros usuários estão com problemas
Existem alguns passos simples para identificar se o WhatsApp está fora do ar ou com problemas de instabilidade para mais usuários além de você. É possível checar sites de notícia, como o NSC Total, conferir se o termo “WhatsApp” está nos tópicos mais comentados do Twitter ou simplesmente perguntar para amigos e familiares se eles também estão experienciando os mesmo problemas.
Ainda assim, a forma mais direta de checar se o WhatsApp está mesmo fora do ar é acessando o site Downdetector, que reúne relatos de instabilidade de diferentes serviços on-line. Ao acessar downtector.com.br, basta pesquisar por “WhatsApp” na caixa de buscas e conferir se o número de reclamações sobre instabilidades na rede do aplicativo é alto.
Continua depois da publicidade
> Como fazer o celular falar quando carrega
2 – Checar a conexão de internet do seu aparelho
Se o problema não está acontecendo com outros usuários, vale checar a sua conexão de internet. Se o seu celular estiver conectado a uma rede móvel (3G, 4G, 5G) vale tentar a configuração por Wi-Fi. E o oposto também é válido, desative a internet sem-fio por alguns instantes e cheque se a conexão móvel faz com que a conexão no WhatsApp seja retomada.
> Lari Cel: Larissa Manoela lança próprio chip e operadora de celular
> Golpe do WhatsApp: saiba o que fazer e entenda tudo sobre
Ainda é possível realizar procedimentos para reparar possíveis erros na sua conexão de internet. Nas redes móveis, ative o modo avião do aparelho e aguarde cerca de 30 segundos, depois desative a opção para que a conexão com a operadora seja restabelecida.
No Wi-Fi, segue o velho lema dos call centers, desligue o roteador de internet da tomada, aguarde de 30 segundos a um minuto e ligue-o novamente. Depois de alguns minutos, confira se a conexão foi restabelecida.
> Melhores horários para postar no Instagram
3 – Reiniciar o dispositivo
Reiniciar o celular parece um procedimento simples, mas pode ser uma solução rápida não somente para problemas de conexão, mas para outras instabilidades no funcionamento do aparelho. Desligue o celular completamente, ligue-o em seguida e confira se o funcionamento foi normalizado.
Continua depois da publicidade
> Recorde de frio em SC: confira as menores temperaturas registradas na história
4 – Checar atualizações do WhatsApp
Para conferir se o WhatsApp está atualizado, vá até a loja de aplicativo de seu smartphone: Google Play Store (no Android) ou AppStore (nos iPhones). Pesquise por WhatsApp na caixa de buscas e acesse a opção que mostra o aplicativo. Caso ele esteja desatualizado, um botão permitindo a atualização do app será mostrado.
> Aplicativo dá desconto sobre desconto em shopping outlet de SC
5 – Entrar em contato com suporte
Em último caso, quando a sua conexão de internet não apresenta problemas, o aplicativo já está atualizado e outros usuários não estão relatando quaisquer problemas, talvez seja necessário entrar em contato com suporte técnico. É possível entrar em contato com o suporte do Facebook, empresa que controla o WhatsApp, por meio das páginas do WhatsApp nas redes sociais e pedir ajuda para o problema. Ainda sim, pode ser necessário levar o celular a uma assistência autorizada para um diagnóstico mais preciso.
Acompanhe o NSC Total no YouTube
Leia também
Conheça receitas deliciosas para encarar o frio em Santa Catarina
Mitos e verdades sobre os efeitos colaterais da vacina contra Covid-19